Vale do Sinos realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Vale do Sinos realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Serão realizados testes rápidos para detecção de DSTs e campanhas de orientação

Stephany Sander

Em São Leopoldo, uma agenda especial fará testes rápidos para identificar infecções sexualmente transmissíveis

publicidade

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro, terá ações durante todo o dia nas cidades do Vale do Sinos. Em São Leopoldo, através da Vigilância em Saúde e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), uma agenda especial fará testes rápidos com o objetivo de identificar algumas infecções sexualmente transmissíveis, como HVI, Hepatite B e C e Sífilis. A coordenadora administrativa do SAE, Cintia Leão, destaca que, apesar do momento, ações como essa precisam ser realizadas para que a população fique em alerta. “Sabemos que estamos em plena pandemia, não vamos poder fazer um movimento tão grande como no ano passado, mas nós como serviço vamos ofertar a semana inteira de testes rápidos”, destacou.

O município conta com 2.217 pacientes com HIV, realizando o tratamento corretamente, comparecendo às consultas regularmente e retirando as medicações. Além disso, o SAE realiza um trabalho conjunto com a Atenção Básica, onde é realizada a capacitação dos profissionais nas Unidades de Saúde para que a equipe saiba como acolher e atender pacientes com HIV, para que os mesmos não precisem se deslocar até o centro e possam realizar o tratamento mais próximo da sua residência. Devido a esse trabalho, atualmente, 334 pessoas realizam o acompanhamento nos postos de saúde.

Já em Novo Hamburgo, de acordo com a coordenadora técnica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Simone Gottardo, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção. "É fundamental que as pessoas entendam o apelo da iniciativa, saibam que têm a oportunidade de receber diagnóstico e ter acesso ao tratamento". Para tornar esta ação possível, todos os trabalhadores envolvidos foram para sensibilizar a população. Nos últimos dias, equipes visitaram as unidades de saúde para repassar orientações aos funcionários que estarão em contato direto com a comunidade. Depois do Dia D, quem quiser fazer os testes rápidos deverá agendar conforme a rotina de cada serviço nas unidades de saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895