Vale do Taquari segue com trabalhos de limpeza em busca da retomada

Vale do Taquari segue com trabalhos de limpeza em busca da retomada

Em Lajeado, cem pessoas seguem desabrigadas. Em Muçum, corpo localizado em outubro é identificado como de um bombeiro civil

Rodrigo Thiel

Máquinas da Prefeitura de Lajeado auxiliam nos trabalhos de limpeza e retomada após mais uma enchente histórica no Vale do Taquari

publicidade

A permanência do tempo firme na região dos vales permitiu que o Vale do Taquari seguisse com a árdua tarefa de buscar uma retomada depois de mais uma enchente histórica. Em Lajeado, cerca de 100 pessoas seguem desabrigadas, sendo atendidas em alojamentos temporários montados pela prefeitura. Mais de 50 estão no Parque do Imigrante, outros 30 em um ginásio e cerca 20 pessoas estão em uma igreja. 

Além disso, de acordo com a prefeitura, não há previsão para a finalização dos trabalhos de limpeza da cidade. Os bairros recebem serviços de recolhimento de lixo, galhos, lama e entulhos, com a ajuda de máquinas e caminhões. Há também a limpeza de ruas com hidrojatos. Os pontos mais atingidos estão recebendo estes serviços de forma gradual. Outra das cidades mais atingidas pela enchente, Muçum também segue no processo de retomada da normalidade através da limpeza e ruas e de prédios públicos parte da prefeitura.

Sobe para 53 o número de vítimas da enchente

Um corpo encontrado no dia 26 de outubro em Muçum foi identificado nesta segunda-feira. Conforme a Defesa Civil Estadual, trata-se de um bombeiro civil da mesma cidade, que atuava no trabalho de resgate de vítimas ainda na tragédia de setembro deste ano. Desde que o corpo foi encontrado, estava passando por trâmites de identificação. 

Com isto, sobe para 53 o número de vítimas fatais da tragédia. Cinco pessoas permanecem desaparecidas, sendo duas em Muçum. Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio seguem com um desaparecido cada. Em todo o Rio Grande do Sul, são 2.685 pessoas desabrigadas no momento. Já o número de pessoas afetadas direta ou indiretamente subiu para 673.188, totalizando 221 municípios atingidos pelas enchentes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895