Valor da conta de água assusta moradores da Ilha da Pintada

Valor da conta de água assusta moradores da Ilha da Pintada

De acordo com o Dmae, as contas deixaram de ser enviadas com a cobrança por média de consumo

Correio do Povo

Moradores da Ilha da pintada denunciam superfaturamento nas contas de água

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Os moradores da Ilha da Pintada estão alarmados com o aumento nas contas de água deste mês, algumas chegando a triplicar o valor usual. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), os valores das contas em toda a Porto Alegre sofreram alteração. O motivo é que o Departamento deixou de gerar as contas por média de consumo, como ocorrido nos últimos meses.

José Raimundo de Andrades, residente há 60 anos na Ilha da Pintada, expressou sua surpresa ao se deparar com uma conta que ultrapassava os R$300, quase o equivalente a três meses de conta. Ele afirma que apenas duas pessoas moram no local e realizarem atividades cotidianas padrão, como lavar louça, roupa e fazer a higiene. O casal não encontrou justificativa para o aumento e disse que em breve vai procurar, pessoalmente um posto do Dmae para uma explicação

"São quase três meses de conta. Não recebemos para isso. Levei um susto quando vi a conta”, contou.

Cerca de 300 solicitações de revisões de contas de água o Dmae recebe por mês. O diretor geral do DMAE, Maurício Loss disse que houve uma alteração nos valores das contas em toda a região de Porto Alegre. Ele explicou que, anteriormente, os valores eram calculados com base na média das últimas três contas. Agora, devido a uma contratação emergencial, uma empresa está realizando o processo de leitura dos hidrômetros, impressão e entrega das contas. “Está sendo realizada uma leitura acumulada, um passivo que o Dmae deixou de cobrar”.

Loss aponta para o exemplo das contas de dezembro, que foram baseadas nos meses de setembro, outubro e novembro, não refletindo as condições climáticas do mês. “Onde existe um maior consumo de água devido ao calor.”

Loss não descarta a possibilidade de erros de leitura, mas diz que eles são limitados a cerca de 8% das contas. Desta forma, ele aconselha os consumidores que se sentirem lesados a contatar o DMAE através do posto de atendimento ou por e-mail, dmae@dmae.prefpoa.com.br, fornecendo uma foto do hidrômetro, onde apareçam os números de leitura, e a imagem da conta anexada.

O diretor geral ainda destaca que existe a possibilidade de parcelamento das contas, e que se um vazamento for devidamente identificado e registrado e o proprietário proceder com os reparos, existe a possibilidade de ressarcimento por meio do Dmae.

"O usuário identificando e reparando o vazamento, pode enviar um laudo com fotos do antes e depois e solicitar ressarcimento. Sempre ressaltamos a importância de fazer esses reparos por empresas especializadas, que tenham responsável técnico. É um respaldo para o usuário que deixa o processo mais seguro”, observou.

A empresa Conceito Prestação de Serviços tem um contrato definido por um período de 180 dias ao custo de R$ 2,26 milhões. O contrato com a empresa anterior, Fimm, foi rescindido em novembro de 2023, devido ao não atendimento das disposições contratuais. Um nova licitação, para a contratação de uma empresa definitiva, deve ser realizada ainda nesse primeiro semestre.


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