Varíola do macaco: Pelotas deverá ter plano de contingenciamento para enfrentar doença

Varíola do macaco: Pelotas deverá ter plano de contingenciamento para enfrentar doença

Município da região Sul atualmente não registra casos confirmados da doença

Angélica Silveira

Ao menos 20 cidades do RS já registram casos de varíola do macaco

publicidade

O Plano Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento à Monkeypox (varíola dos macacos) para o município de Pelotas deve ser lançado nesta segunda-feira. Mesmo não havendo casos da doença na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde deve iniciar amanhã as capacitações das equipes da rede pública e privada de saúde.

A doença – que até o momento se mostra menos letal que a Covid-19 – já é considerada emergência de saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, é de transmissão comunitária no Rio Grande do Sul.

A expectativa da pasta é que a Atenção Primária e as equipes ambulatórias sejam as mais demandadas caso a doença chegue em Pelotas. Por isto, a importância de instruir estes trabalhadores da rede, principalmente em relação ao isolamento e ao monitoramento dos casos. Também estão previstas ações com grupos de risco, que são gestantes e pacientes imunossuprimidos.

Pelotas retira a obrigatoriedade de máscaras no transporte público

Foi decidido em reunião virtual na última sexta-feira, entre a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a flexibilização do uso de máscaras no transporte coletivo municipal. Um decreto oficializando a decisão será publicado nesta segunda-feira. A regra vale tanto para ônibus da zona urbana como da zona rural.

Pelo decreto, o uso de máscaras passa a ser recomendado. A obrigatoriedade da utilização da proteção facial na cidade poderá ser retomada a qualquer momento, dependendo da situação sanitária - tanto da Covid-19 como do avanço da varíola dos macacos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895