Velório e sepultamento de Voltaire Porto ocorrem nesta quarta-feira em Porto Alegre

Velório e sepultamento de Voltaire Porto ocorrem nesta quarta-feira em Porto Alegre

Familiares, amigos e colegas de profissão devem comparecer para prestar as últimas despedidas

Correio do Povo

publicidade

O corpo do jornalista e apresentador Voltaire Porto, 47 anos, será sepultado às 19h desta quarta-feira no Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre. O velório ocorre a partir das 15h30min na Capela 9. Familiares, amigos e colegas de profissão devem comparecer para prestar as últimas despedidas. Ele era casado desde 2008 e deixa a esposa e três filhos pequenos, uma menina e dois meninos.

Voltaire Porto comandava o programa Bom Dia, um dos mais tradicionais da grade da Rádio Guaíba, entre segunda e sexta-feira, das 5h30min às 7h. A partir de 2007, ele trabalhou na Record TV RS por 15 anos, onde foi repórter policial e apresentador. Desde a estreia do Cidade Alerta, em 2016, ficou à frente do programa e, eventualmente, também apresentava o Balanço Geral.

Formado em jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 2003, Voltaire Porto era natural de Porto Alegre. Em sua trajetória profissional, ele apresentou o programa Radar da TVE, em 1998, onde permaneceu até 2000. Em seguida, na Rede Pampa, foi âncora por mais de sete anos e atuou também na Ulbra TV.

No Balanço Geral desta quarta-feira, todos os profissionais da Record TV RS prestaram uma homenagem emocionante ao vivo no estúdio do ar ao ex-colega.

Luto

O falecimento do jornalista repercutiu em todo o país, sobretudo nas redes sociais. Amigos, colegas e ex-colegas, além de veículos de comunicação, sites de notícias, entidades, instituições, autoridades e outras fontes jornalísticas, bem como o público em geral, também solidarizaram-se diante da perda do profissional.

Em nota de pesar, a Rádio Guaíba, o Correio do Povo e a Record TV RS lamentaram “profundamente” a morte de Voltaire Porto. “Profissional versátil, dono de uma espontaneidade ímpar e detentor do dom da comunicação, o jornalista tinha uma audiência cativa. Os amigos e colegas se solidarizam com a família neste momento de profunda dor”, manifestaram-se.

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) também postou nota de pesar. A 1ª vice-presidenta da entidade de classe, Carla Seabra, trabalhou com ele no Cidade Alerta RS e no Balanço Geral.

“Voltaire era uma pessoa de coração enorme, amoroso, super dedicado à família, um colega muito querido, amava o que fazia, era apaixonado pelo Cidade Alerta, mas o xodó dele era mesmo o Balanço Geral de sábado”, recordou. “Uma lástima. O Rio Grande do Sul perde um excelente jornalista, os amigos ficam sem a alegria dele e a televisão do nosso Estado mais pobre. A família dele vai precisar de muito apoio e carinho de todos os amigos e colegas”, acrescentou.

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) igualmente lamentou “a perda precoce do jornalista Voltaire Porto”.

A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), também manifestou “seu pesar com o falecimento do jornalista Voltaire Porto, da Rádio Guaíba, apresentador do Programa Bom Dia” e prestou “nossa solidariedade aos familiares, colegas e seus ouvintes”. A nota foi assinada pelo presidente da entidade, Roberto Cervo Melão.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895