Venâncio Aires cria plano de qualificação para o pós-pandemia

Venâncio Aires cria plano de qualificação para o pós-pandemia

Município encaminhará para licitação a contratação de 43 cursos que devem gerar até 500 vagas para capacitação gratuita

Otto Tesche

publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires elaborou um plano, denominado “Qualifica Venâncio”, para buscar a oferta de cursos de qualificação profissional para a retomada da atividade econômica após a pandemia de Covid-19, a inserção de pessoas no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. O município irá encaminhar para licitação a contratação de 43 cursos, divididos em oito módulos, que devem gerar até 500 vagas para capacitação gratuita a partir do segundo semestre.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, afirma que o objetivo do edital é oferecer cursos profissionalizantes básicos e de curta duração em diversas áreas, além de permitir a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho. Entre os módulos que terão disponibilidade de atividades de aperfeiçoamento estão Administração e Gestão; Empreendedorismo; Higiene, Saúde e Beleza; Indústria e Construção Civil; Gastronomia; Tecnologia e Informática; Cuidados e Bem-Estar e Agronegócio e Saúde Animal.

Os módulos e cursos disponibilizados no edital foram definidos após análise de indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), assim como a demanda de abertura de empresas da Central do Empreendedor e as características das vagas de emprego ofertadas pela Agência FGTAS/Sine de Venâncio Aires que, em média, disponibiliza 50 novas vagas de emprego por semana. A expectativa do município após a conclusão do prazo licitatório é lançar o programa Qualifica Venâncio com abertura das inscrições e oferta dos cursos presenciais ainda neste semestre.

O prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que o programa terá fundamental importância para instigar a cultura empreendedora em Venâncio Aires, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento, o fomento dos pequenos negócios e o fortalecimento da economia local. “Os cursos de qualificação profissional desempenharão um papel de extrema importância na retomada econômica do nosso município, garantindo novas oportunidades de trabalho formal e novos horizontes de investimento”, destacou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895