Vereador destituído do cargo em Viamão entra com mandado de segurança na Justiça

Vereador destituído do cargo em Viamão entra com mandado de segurança na Justiça

Evandro Rodrigues pede anulação da decisão que colocou vereador Nadim Hauforche à frente da administração municipal

Fernanda Bassôa

publicidade

O vereador Evandro Rodrigues (DEM), que assumiu a Prefeitura de Viamão em 26 de julho e ficou na função por uma semana, entrou com mandado de segurança na Comarca local para anular a decisão que colocou outro parlamentar, Nadim Hauforche (PSL), à frente da administração municipal na noite de sábado. Segundo Rodrigues, existem irregularidades no processo de destituição e nova composição da Mesa Diretora do Legislativo. “Cassam sem necessidade mínima de votos. Houve destituição sem justificativa, sem notificação, sem cometimento de irregularidades ou crime. O que está acontecendo dentro do Legislativo é uma selvageria jurídica. Uma aberração. O que eu quero através da ação judicial é a legalidade de todos os atos.” Segundo ele, quem perde com o troca-troca de prefeitos é a comunidade viamonense.

Nadim Harfouche assumiu como prefeito em exercício após sessão extraordinária no último sábado, transmitida pelo Facebook, em que foi aprovada a redação final do Projeto de Resolução 006/2020, que destituiu a composição da Mesa anterior e deu posse aos novos membros. A eleição foi com 11 votos favoráveis e dez ausências. Harfouche (PSL) foi eleito presidente, Eraldo Roggia (PTB), como 1º vice-presidente e Maninho Fauri (PSD), como 2º vice. "Queremos uma harmonia dos Poderes Executivo e Legislativo, trabalhando dentro da legalidade e dando um rumo para o nosso município, dentro das demandas apontadas pelos viamonenses”, disse Harfouche na ocasião. 

O impasse na Câmara começou em decorrência da vacância do cargo de prefeito após o falecimento de Valdir Jorge Elias, o Russinho, em 22 de julho. No dia 26, o vereador Evandro Rodrigues (DEM) assumiu como presidente em exercício da Câmara e também como prefeito, após Xandão Gomes (Republicanos), que atuava como presidente em exercício do Legislativo, renunciar à função de 1º vice-presidente. Xandão substituía o presidente Dilamar de Jesus (PSB), que se encontra em licença-saúde desde o dia 23. O prefeito eleito, André Pacheco, está afastado pela Justiça até 10 de agosto. 

No último dia 27, decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão determinou que a Casa elegesse novo nome como 1º vice-presidente do Legislativo. A votação, prevista para o dia seguinte, não chegou a ocorrer. Em sessão extraordinária de 30 de julho, o Projeto de Resolução 006/2020, que destituiria a Mesa Diretora, foi aprovado, sendo então marcada a eleição, que ocorreu no último sábado.

Posicionamento da Câmara

O atual presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Roggia, enfatiza que eleição da nova Mesa Diretora foi conforme o Regimento Interno e que os trabalhos serão desenvolvidos com transparência. A posse da nova Mesa Diretora aconteceu após a aprovação da redação final do Projeto de Resolução 006/2020, que destituiu a composição da Mesa anterior.

Conforme o presidente da Casa Legislativa, Roggia, a destituição da Mesa Diretora anterior aconteceu em conformidade aos trâmites legais estabelecidos no Regimento Interno, na Lei Orgânica e na Constituição Federal. “Como o presidente da Mesa Diretora anterior não assumiu e também não renunciou, nos sentimos impelidos a cumprir o que diz a legislação e convocamos sessões extraordinárias para discutir a matéria”, diz o presidente Eraldo Roggia.

O Projeto de Resolução, que destituiu a composição da Mesa anterior, é de autoria dos vereadores André Gutierres – Progressistas, Rodrigo Pox – PDT, Nadim Harfouche – PSL, Francinei Bonatto – PSDB, Adão Pretto – PT, Guto Lopes – PDT, Armando Azambuja – PSDB, Maninho Fauri – PSD, Dieguinho Santos – PSD, Eraldo Roggia – PTB, Victor Braga – PTB, Plínio Tiquino – PSD e Fabrício Ollermann – MDB. 

“Estamos preocupados com a cidade e queremos reorganizar os trabalhos no Legislativo, dentro da legalidade. O prefeito em exercício Nadim Harfouche ocupa este cargo de acordo com o que estabelece a legislação, em conformidade com a Constituição Federal, Lei Orgânica e Regimento Interno. O Projeto de Resolução para destituição da Mesa cumpriu todos os procedimentos regimentais, referentes a prazos e pareceres favoráveis do Departamento Jurídico e da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, obedecendo o quórum de maioria absoluta”, completa o presidente.

O chefe do Poder Legislativo ressalta que a Câmara Municipal de Viamão realiza todos os seus atos de acordo com o Regimento Interno, com base na legalidade. “Não podemos incorrer em erros e ficar na incerteza. Por isso, seguimos todos os ritos necessários na destituição da Mesa anterior e queremos trabalhar em favor da cidade, sempre dentro da legislação”. O presidente Eraldo Roggia diz, ainda, que o Poder Legislativo precisa seguir com as suas funções e que o objetivo é auxiliar o município, principalmente na área de saúde.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895