Vereadores aprovam projeto que institui o "Botão do Pânico" em Escolas Municipais de Canoas

Vereadores aprovam projeto que institui o "Botão do Pânico" em Escolas Municipais de Canoas

Texto foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Jairo Jorge

Fernanda Bassôa

Texto foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Vereadores de Canoas

publicidade

Foi encaminhado para sanção ou veto do prefeito Jairo Jorge, o texto aprovado por unanimidade no plenário da Câmara de Vereadores de Canoas, na semana passada, que institui o dispositivo de segurança conhecido como "Botão do Pânico" nas escolas municipais de Canoas. A medida tem como objetivo aumentar a segurança nas instituições de ensino e prevenir situações de emergência, como ataques ou invasões.

Segundo o autor do projeto de lei, o vereador Eric Douglas, a proposta tem como objetivo "instituir medidas de segurança preventiva nas escolas municipais, conferindo proteção aos professores, alunos, pais e funcionários". O vereador ainda ressaltou que "a violência é um problema social que está presente em todos os lugares, portanto é necessário criar mecanismos para coibi-la". 

Justificando a aprovação do projeto, o parlamentar afirma que "os índices de violência nas escolas têm crescido em proporções que assustam toda a sociedade, sendo necessário criar políticas públicas para combatê-la". Explicou que "entendemos que, disponibilizando aos diretores e coordenadores das escolas municipais a plataforma de acionamento do dispositivo de segurança preventiva, em caso de perigo iminente, violência ou desastre nas escolas, os profissionais podem recorrer a esta alternativa, emitindo um sinal sonoro, bem como a localização para a Central de Atendimento da Guarda Municipal". Agora o Executivo tem um prazo de 15 dias para avaliação do texto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895