Vereadores de Canoas aprovam a data de 3 de maio como o Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
A ideia é reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a cheia histórica que atingiu o município e o RS

publicidade
Os vereadores de Canoas aprovaram o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, a ser comemorado anualmente em 3 de maio. A iniciativa, em primeira hora de autoria do vereador Alexandre Duarte, ganhou força e foi apresentado de forma conjunta, com a assinatura de todos os parlamentares. A lei busca reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a enchente histórica que atingiu o município e o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Com a aprovação da lei, a data passa a integrar o calendário oficial do Município e tem como objetivo promover a valorização, bem como o reconhecimento público do trabalho dos voluntários, destacando a superação da tragédia. Além disso, a lei autoriza a criação de um monumento em homenagem aos voluntários, eternizando suas contribuições, e prevê ações de divulgação oficial para dar visibilidade ao seu esforço e fomentar a cultura da solidariedade.
De acordo com os vereadores, Canoas configurou entre as cidades mais afetadas, percaptamente, pela tragédia, com mais de 80 mil moradias atingidas pela invasão das águas. Durante a crise, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados, utilizando todos os meios possíveis (terra, água e ar) para levar suprimentos, resgatar pessoas e oferecer apoio emocional. O projeto destacou a força coletiva que surgiu durante a tragédia.
"Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença", afirmou Duarte, recordando a grande rede de solidariedade que surgiu.