Cidades

Vereadores de Canoas e prefeito Airton Souza articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para saúde

O grupo levou dados e relatos sobre demanda crescente por atendimento, especialmente no Hospital Universitário e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Comitiva cumpre uma série de agendas políticas e institucionais ainda nesta quarta-feira antes de retornar para casa
Comitiva cumpre uma série de agendas políticas e institucionais ainda nesta quarta-feira antes de retornar para casa Foto : Felipe Figueiró / Câmara de Vereadores de Canoas / CP

Uma comitiva formada por 18 parlamentares de Canoas esteve nesta terça-feira na capital federal para uma série de agendas políticas e institucionais na busca de recursos para a área da saúde. Os parlamentares, acompanhados do prefeito Airton Souza, percorreram gabinetes de deputados federais e senadores gaúchos em busca de apoio e recursos para o enfrentamento da crise no sistema municipal de saúde.

Os vereadores dividiram-se entre conversas individuais com suas respectivas bancadas e reuniões coletivas, tendo como principal pauta a destinação de R$ 33 milhões por meio da emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Canoas não recebe verbas diretas desse tipo de emenda, um histórico que a comitiva tenta reverter com articulação suprapartidária.

A comitiva também participou de reunião no Ministério da Saúde com o secretário executivo responsável pela Região Sul, Aroldo Rossetti juntamente do Ministro Nacional da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar a situação crítica da saúde em Canoas. O grupo levou dados e relatos sobre a demanda crescente por atendimento, especialmente no Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), que atende 153 municípios gaúchos e opera em regime de alta complexidade.

Para o presidente do Legislativo Municipal canoense, vereador Eric Douglas, a articulação conjunta entre os parlamentares da cidade representou um movimento inédito em Brasília. "Hoje foi um dia produtivo. É importante essa união." A mobilização chamou a atenção dos parlamentares federais. "Muitos deputados disseram que nunca tinham visto um movimento tão diferente e histórico na Câmara Federal. Tivemos voz e vez para falar pelo povo de Canoas. Pudemos expressar os anseios da população e cobrar seus direitos".

Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dário Silveira, classificou o dia como histórico e destacou a recepção positiva nas reuniões. "Foi um dia de muito trabalho. Tivemos reuniões nas bancadas, com deputados e também no Ministério da Saúde." Dário ressaltou o ineditismo da presença maciça da comitiva na reunião da bancada gaúcha no Congresso.

Veja Também