Veteranos da Força Expedicionária Brasileira são homenageados pela Câmara Municipal de Porto Alegre

Veteranos da Força Expedicionária Brasileira são homenageados pela Câmara Municipal de Porto Alegre

Sessão solene do Legislativo reuniu pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial

Felipe Faleiro

Veteranos receberam do Legislativo da Capital a homenagem de Honra ao Mérito

publicidade

Sete pracinhas que defenderam o Brasil na Segunda Guerra Mundial foram homenageados nesta quinta-feira pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A solenidade, que entregou diplomas de honra ao mérito aos ex-combatentes ou seus representantes, integrou a programação do 22º Encontro Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, também encerrado na quinta-feira, na Capital. A sessão solene do Legislativo, proposto pela vereadora Comandante Nádia, reuniu ainda familiares dos laureados e militares.

O vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB/RS), organizadora do encontro, Ricardo Moojen Nácul, disse que o evento representa um sentimento de honra. “Ao todo, 17 delegações de todo o Brasil vieram prestigiar este evento, com o apoio das Forças Armadas. A importância dele é fundamental para relembrarmos a história. Eles são jovens com muita vitalidade, que serviram sua pátria e dedicaram anos de sua vida a combater o nazifascismo. Seu legado jamais será esquecido”, comentou.

Entre os homenageados, esteve o tenente João Pereira da Silva, que serviu no 9° Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz), o Regimento Tuiuti, no Sul do Estado, e participou ainda da Batalha de Monte Castello, na Itália. Ele completou 99 anos neste mês, e diz, lúcido, que “não perdeu uma unha” enquanto esteve em campo. “Para mim, esta homenagem é fantástica. Entrei como voluntário na guerra em 1945, com 17 anos. Sempre me envolvi nestas atividades dos pracinhas, e estou na atividade, e tenho muito orgulho de servir ao meu país”, disse. 

A vereadora Comandante Nádia ressaltou que há um significado importante nestas homenagens, e que os pracinhas representam uma história viva do Brasil. “Nenhum livro ou professor poderá relatar o que eles passaram em batalha da forma que eles presenciaram, o frio, as dores e o afastamento das famílias. Este momento reforça que o Brasil é reconhecido como um país que cuida da democracia e de suas liberdades. É importante realizarmos sempre um resgate destes valores”, afirmou ela.

O encontro em si voltou a ser realizado depois de dois anos de pandemia, período no qual, de acordo com Nácul, foram perdidos quase 200 veteranos. Ainda durante o ato na Câmara Municipal, foi entregue a familiares a placa que marcou a inauguração simbólica da rua Tenente Enfermeira Ignácia Braga Blauth, localizada na Vila Orfanotrófio I, bairro Santa Tereza. Conforme o Comando Militar do Sul (CMS), Ignácia tratou de milhares de soldados feridos na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, e casou-se com o general Yeddo Jacob Blauth, que também lutou em Monte Castello. O casal morou em Porto Alegre por muitos anos e foi membro ativo da ANVFEB/RS.

Os homenageados

- Capitão Elmo Diniz
- Tenente Heitor Tider
- Tenente João Pereira da Silva
- Tenente Luiz Alves de Souza
- Tenente Oudinot Willadino
- Tenente Taltibio de Mello Custódio
- Tenente José Negri


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895