Viaduto Jayme Caetano Braun ganha nova atmosfera com revitalização

Viaduto Jayme Caetano Braun ganha nova atmosfera com revitalização

Reformas incluíram lavagem, pintura e ainda instalação de uma placa com QR Code que dá acesso a uma playlist com poesias de Braun

Rafael Rangel Winch

Viaduto agora conta com grafites que retratam o poeta gaúcho Jayme Caetano Braun, que dá nome ao local

publicidade

Como parte de uma série de revitalizações em variados pontos de Porto Alegre, o viaduto Jayme Caetano Braun, na avenida Carlos Gomes, foi reformado, recebendo uma nova paisagem, agora colorida. Nesta sexta-feira o prefeito da capital, Sebastião Melo e os comandantes das secretarias diretamente responsáveis pelas obras visitaram o local.

As reformas incluíram a recuperação de calçada, a remoção de pichações e pequenos reparos na estrutura e manutenção da iluminação. O lugar também foi pintado com tinta antipichação. Além disso, uma arte em forma de grafite passou a fazer parte do local. As pinturas e os desenhos homenageiam o poeta que dá nome ao viaduto. Visando deixar o espaço mais moderno, também foi instalado uma placa com um QR Code que dá acesso a uma playlist on-line na qual estão disponíveis dezenas de poesias do artista.

O prefeito Sebastião Melo caminhou por todo o local, elogiou o trabalho realizado e ressaltou a necessidade de manutenção e respeito pelo ambiente recém-reformado. "O espaço público deve ser usado com muita liberdade e responsabilidade. Nós gostamos muito da parceria. Agora é cuidar. Aqui antes era um ambiente escuro, com muitas pessoas em situação de rua, às vezes, tinha drogadição e agora teremos um espaço de boa convivência". O secretário de Mobilidade Urbana, Adão Castro Júnior enfatizou que esse tipo de obra garante sucesso quando poderes públicos e privados unem esforços. "Pra nós é muito importante ver esse senso de pertencimento crescendo na cidade. O poder público fazendo a sua parte, revitalizando o espaço e tornando ele mais seguro e o poder privado também participa, obtendo sua renda. Temos aqui a carrocinha que tinha seu local mais simples, mas agora faz seu investimento. O espaço acaba se tornando mais democrático porque aqui passa ônibus, passa carro, passa motocicleta, passam os pedestres que vão pegar ônibus. A gente tem feito esse trabalho em alguns espaços da cidade de forma temática. Além da manutenção do local, ainda tem todo embelezamento que tentamos trazer para o espaço", pontuou. 

Equipe da Prefeitura Municipal visita o viaduto e conversa com comerciantes locais

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, chamou a atenção para a continuidade das revitalizações em outros viadutos da capital. "Nós da secretaria juntamente com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre, a EPTC, estamos reformando oito grandes terminais da cidade. Particularmente neste viaduto Jayme, nós temos um terminal aqui em cima e que também foi reformado, dando qualidade para quem utiliza o espaço da parte inferior e superior do local. Pensamos muito na segurança das pessoas que pegam ônibus e descem aqui embaixo". 

A engenheira da Prefeitura Municipal, Andréa Estevão, frisou que assim como os demais viadutos revitalizados, a obra possui um tema escolhido para representar visualmente o local. "Quando começamos a obra desse viaduto pensamos em trazer como tema o Jayme Caetano Braun. Primeiramente lavamos aqui, limpamos bem e depois abrimos espaço para o artista fazer seu trabalho. Depois finalizamos com verniz antipichação. Isso embeleza a cidade. Vemos que as pessoas estão gostando de ver como ficou. Acaba que depois da revitalização esses locais se tornam pontos turísticos. A gente quer que as pessoas tenham orgulho da cidade e passem tranquilamente por aqui.", explicou. Já a engenheira Bruna Perdomo, que também participou das reformas no local, apontou o momento mais cansativo do trabalho. "A gente faz toda lavagem, limpeza e a parte que deu mais trabalho foi pintar o espaço com três cores. Mas acaba que ficou maravilhoso o resultado", considerou. 

Quem passa ou trabalha no local também já sentiu os efeitos das reformas. A comerciante Eliane Collioni, dona de um estabelecimento situado no viaduto e focado na venda de lanches também celebrou as novidades no espaço. "Estou aqui há cinco anos. Muita coisa muda com a revitalização. A credibilidade das pessoas, a possibilidade de agora trabalhar num espaço maior e mais seguro. Ficaremos trabalhando aqui até mais tarde sem pressão e medo", comemorou Eliane.

O artista responsável pela arte no viaduto, Érick Citron, resumiu como foi o processo de retratar o poeta Jayme Caetano Braun nas paredes do local. "Eu tô envolvido com grafite há uns 20 anos. Já tinha feito esse trabalho no Viaduto Tiradentes e ali teve uma grande aprovação das pessoas e ainda fiz minha arte no Dom Pedro I. A gente pesquisou algumas imagens que mostrassem o cotidiano dele. A aparência daqui mudou bastante. Agora o local está mais limpo e agradável. As cores trazem uma harmonia para o ambiente. Acho que todo mundo gosta de arte, ainda mais quando ela é pública", destacou o grafiteiro. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895