Viamão recebe obras de conexão de imóveis à rede de esgoto

Viamão recebe obras de conexão de imóveis à rede de esgoto

Os trabalhos iniciam nesta segunda-feira pelo bairro Vila Augusta

Correio do Povo

Até o final deste ano, quando está prevista a conclusão total das obras, mais de 22 mil pessoas serão atendidas nos dois municípios

publicidade

Terão início as obras para a conexão de imóveis de Viamão e Alvorada à rede de esgoto, o que evitará o despejo de 167 piscinas olímpicas de esgoto no meio ambiente. Os trabalhos vão começar, nesta segunda-feira, pelo bairro Vila Augusta, em Viamão. Serão instalados 1,5 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza (TIL). A estrutura é necessária para conectar o sistema intradomiciliar, que é de responsabilidade do proprietário do imóvel, à rede pública de esgoto. Sem a estrutura não é possível a conexão do efluente gerado na residência para a estação de tratamento. Em Alvorada, a previsão é de que a implantação de 2,5 mil terminais inicie ainda em março.

A empresa Ambiental Metrosul, em parceria com a Corsan, deixará a estrutura pronta para que o proprietário do imóvel, ao receber a notificação da Concessionária, faça a conexão no prazo de 120 dias. Passado esse período, será cobrada a taxa de disponibilidade (cobrada quando o usuário dispõe de rede coletora de esgoto, mas não tem sua residência conectada). Desta forma, quanto antes a ligação à rede for feita, maiores serão os descontos na conta, e maiores os benefícios à saúde da população e ao meio ambiente, ajudando a diminuir a taxa de poluição dos rios Sinos, Gravataí e Caí. O tratamento de esgoto também contribui com a prevenção de doenças, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida às comunidades.

Até o final deste ano, quando está prevista a conclusão total das obras, mais de 22 mil pessoas serão atendidas nos dois municípios. As quatro mil ligações à rede que serão realizadas, contribuirão com a preservação dos mananciais locais. “São trabalhos importantes do plano de universalização. Estamos agilizando algumas ações onde há rede disponível para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos benefícios do tratamento de esgoto”, ressalta o coordenador de operações da Metrosul, Stenio Cangussu.

As intervenções serão realizadas nas calçadas e trechos das vias. Para minimizar os transtornos, as equipes executarão os trabalhos por segmentos, realizando o bloqueio nesses trechos pelo menor tempo possível. A Ambiental Metrosul ressalta que atuará com comunicação e sinalização ostensiva, informando os usuários sobre os serviços e seus benefícios.

Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, proporcionando mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895