Viamão registra primeiro caso de sarampo

Viamão registra primeiro caso de sarampo

Prefeitura da cidade resolveu antecipar campanha de vacinação para começar na próxima segunda

Fernanda Bassôa

publicidade

A prefeitura de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade. De acordo com a secretaria de Saúde do município, trata-se de uma mulher de 24 anos que trabalha no shopping na área central da cidade.

Em razão da confirmação da doença, que havia sido erradicada em 2015, a administração municipal resolveu antecipar a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite para a próxima segunda-feira, dia 23. Oficialmente, as imunizações iniciam no dia 6 de agosto em todo o País.

O titular da pasta, Luis Augusto Carvalho informou que já houve bloqueio de todos os contatos que a jovem teria tido durante o surgimento dos sintomas para evitar que outras pessoas também sejam contaminadas. “Infelizmente há outras duas pessoas da família da jovem que já apresentam os sintomas e possivelmente também haja esta confirmação”, comenta o secretário, orientando as famílias a procurarem uma das 17 unidades básicas de saúde para se imunizarem.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, mediante a confirmação de Viamão, sobe para 11 o número de casos em todo o Estado. Os outros, de acordo com a SES são em Porto Alegre (8), São Luiz Gonzaga (1) e Vacaria (1). O sarampo é altamente contagioso, de rápida transmissão e a orientação dos órgãos de saúde é que as pessoas busquem a imunização nos postos de saúde. Os sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895