Vigília é realizada para homenagear vítimas da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria

Vigília é realizada para homenagear vítimas da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria

Com fotos dos 242 jovens mortos no incêndio, tenda ficará montada ao longo desta quinta-feira na praça Saldanha Marinho

Correio do Povo

publicidade

Uma vigília em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 de 2013, está sendo realizada nesta quinta-feira na tenda novamente montada, com fotos dos 242 jovens mortos tragédia, na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. A iniciativa é da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e tem apoio da Prefeitura Municipal.

“O objetivo da vigília é para que a justiça seja feita e pelo não esquecimento da tragédia”, resumiu a vice-presidente da AVTSM, Marilene dos Santos Soares. “Todo o dia 27 será feita vigília das 8h às 17 h”, observou. Após cada vigília, a tenda temporária será recolhida.

“Nos reunimos para prestar homenagem aos 242 jovens e para que nunca mais se repita, que nenhuma família passe pelo que passamos até hoje”, afirmou. “Esperamos que a justiça seja feita e que os jovens possam sair para se divertir com segurança e retornem para suas casas pois esperamos nossos filhos”, disse.

“Será como as demais ações que têm ocorrido nos dias 27. É uma forma de fazer as pessoas não esquecerem do que aconteceu e de homenagearmos as pessoas que se foram naquele 27 de janeiro. Vamos ficar na tenda, em vigília, e dando continuidade ao projeto Quadradinhos de Amor, que são feitos por pais e mães de vítimas. Todos estão convidados a participarem deste momento conosco”, declarou por sua vez o presidente da AVTSM, Gabriel Rovadoschi Barros. “Montamos kits para recém-nascidos e entregamos nas unidades básicas de saúde. Hoje estamos com arrecadação de novelos de lãs para a confecção de mantas, casacos, toucas e luvas”, complementou Marilene dos Santos Soares, ao falar sobre o projeto Quadradinhos de Amor 

A primeira vez que a tenda foi erguida no local ocorreu em abril de 2013 e havia sido desmontada no dia 14 deste mês por solicitação da própria AVTSM, devido à ocupação do local por pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Além dos 242 mortos, a tragédia da boate Kiss deixou mais de 600 feridos. Muitos dos sobreviventes, pais e familiares permanecem com sequelas decorrentes principalmente das queimaduras e inalação da fumaça tóxica. Traumas psicológicos também mantêm-se desde então. O incêndio da boate Kiss gerou ainda uma batalha judicial ainda sem fim em relação às responsabilizações dos envolvidos no caso.

A AVTSM foi criada oficialmente no dia 23 de fevereiro de 2013 com o objetivo de reunir familiares das vítimas e os sobreviventes, promovendo amparo e lutando pelos direitos e responsabilização de todos os envolvidos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895