Vigilância Ambiental define como alarmante incidência da dengue em Caxias do Sul

Vigilância Ambiental define como alarmante incidência da dengue em Caxias do Sul

Em setembro, o controle vetorial será intensificado em pontos estratégicos do município

Celso Sgorla

Somente este ano, já foram encontrados 179 focos do mosquito em Caxias

publicidade

O número de focos de Aedes aegypti segue preocupante em Caxias do Sul. Ao todo, são 179 focos localizados no município em 2021. O crescimento é de cerca de 560% em comparação ao ano anterior. Em 2020, foram registrados 27 focos do mosquito em Caxias.

Sandra Tonet, diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde, explica que o período de maior reprodução do mosquito é durante os meses quentes, mas que os cuidados devem permanecer o ano todo, como prevenção. “Cabe ressaltar que, mesmo diante das baixas temperaturas, a população precisa ficar em alerta e se comprometer a realizar os cuidados de prevenção ao mosquito. É simples, basta não deixar objetos acumularem água”, salienta.

Devido à situação de infestação pelo mosquito, em setembro, a Vigilância Ambiental intensificará o controle vetorial em pontos estratégicos considerados de grande risco fazendo a aplicação de inseticidas químicos, conforme indicação do Programa da Dengue do Ministério da Saúde. Os locais foram escolhidos a partir do número de criadouros encontrados nas regiões e também pela dificuldade de acesso aos focos durante as visitas. Essa ação será realizada a cada dois meses.

Outra ação que já está sendo realizada é a operação Bota-Fora que visa dar o destino correto para objetos e resíduos que a coleta diária não recolhe, evitando assim o descarte incorreto em áreas verdes do município e a consequente proliferação do mosquito da dengue.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895