Vigilância Ambiental identifica novos focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul

Vigilância Ambiental identifica novos focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul

Ao todo, já foram contabilizados 10 focos desde o início do ano

Ceslo Sgorla

Agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos

publicidade

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou nesta semana mais seis focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul. Ao todo, já foram contabilizados 10 focos desde o início do ano. Os últimos focos foram identificados nos bairros Colina Sorriso, São Luiz da 6ª Légua, Tijuca, Charqueadas. Anteriormente, a Vigilância havia identificado focos nos bairros Bela Vista, Santa Fé e Desvio Rizzo.

A Vigilância Ambiental reforça a orientação para que a população evite manter água parada e faça a limpeza periódica de bebedouros de animais, já que os insetos se reproduzem nesses ambientes. O Aedes aegypti é responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya.

“É preciso que a população nos ajude ficando atenta, especialmente após dias de chuva, para não deixar água parada. São esses locais que propiciam a reprodução do mosquito”, salienta a diretora técnica da Vigilância Ambiental, Sandra Flavia Tonet. 

Para combater o mosquito responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya, agentes de endemias realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é 156, do Alô Caxias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895