Vigilância Ambiental realiza pesquisa de foco do Aedes aegypti em Caxias do Sul

Vigilância Ambiental realiza pesquisa de foco do Aedes aegypti em Caxias do Sul

Desde o começo do ano, foram identificados 136 focos do mosquito no município

Celso Sgorla

A coleta de amostras vai até o dia 05 de maio

publicidade

A Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul iniciou o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). É um método de amostragem que tem como objetivo observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes do mosquito. A coleta vai até o dia 5 de maio.

Desde o começo do ano, foram identificados 136 focos de Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya em Caxias do Sul. O índice é alarmante em relação ao número de focos notificados em anos anteriores. Foram 27 em 2020 e 34 em 2019.

A Vigilância Ambiental salienta que as visitas estão acontecendo de forma contínua, de segunda a sábado, de forma peridomicilar (frente, laterais e fundos). Os agentes de endemias estão uniformizados, devidamente identificados, e seguindo os protocolos federal, estadual e municipal de combate à Covid-19.

A vigilância ambiental orienta que a comunidade siga as orientações para evitar a proliferação do mosquito, como a limpeza do pátio das residências e a identificação e eliminação dos pontos de água parada. Em casos de dúvida, entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, pelo telefone: (54) 3901-2503.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895