Vigilância em Saúde alerta para alto índice de infestação do Aedes aegypti em Uruguaiana

Vigilância em Saúde alerta para alto índice de infestação do Aedes aegypti em Uruguaiana

Mapeamento realizou comparativo entre janeiro e dezembro de 2020

Fred Marcovici

Foi identificado um grande aumento de focos no município nos últimos meses

publicidade

A Vigilância Ambiental em Saúde, alerta a população para o alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Uruguaiana. De acordo com levantamentos do setor, foi identificado um grande aumento de focos no município nos últimos meses. A partir de um mapeamento, foi feito um comparativo entre janeiro de 2020 e dezembro de 2020. Além disso, a Vigilância considera o tempo quente e chuvoso dos meses de janeiro e fevereiro de 2021 como elementos favoráveis à proliferação do mosquito.

A Vigilância em Saúde finalizou o primeiro levantamento de 2021 na semana entre os dias 7 e 13 de março. Após a tabulação, o setor fará a divulgação, nos próximos dias, do quadro exato que se apresenta em Uruguaiana.

O setor de Vigilância Ambiental em Saúde destaca que a situação preocupa, já que há ocorrências recentes de casos de dengue em vários municípios do Rio Grande do Sul. Dentre os casos, 50% estão dentro das residências em criadouros como vasos de plantas, tonéis com água, pratos de vasos de plantas, pote de água de animais, embalagens plásticas, dentre outros.

Pneus também são um dos criadouros preferidos do mosquito. “É importante a união e a atenção da sociedade para a eliminação dos focos de Aedes aegypti. A orientação é para que toda família determine um dia da semana para combater os focos do mosquito. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes de água parada”, destaca a Vigilância em Saúde de Uruguaiana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895