Vigilância em Saúde de Montenegro cria Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti

Vigilância em Saúde de Montenegro cria Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti

Município já contabiliza 94 casos de dengue positivados

Fernanda Bassôa

Grupo conta com representantes de diversos setores da prefeitura e entidades do município

publicidade

Preocupada em intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, a Vigilância em Saúde de Montenegro, seguindo orientação do Ministério da Saúde, criou um Comitê de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O grupo conta com representantes de diversos setores da prefeitura e entidades como Brigada Militar, União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC) e Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a chefe da Vigilância em Montenegro, Beatriz Garcia, a situação da dengue é muito preocupante e requer um esforço conjunto de toda a população. Apenas neste ano, já são 188 casos no município, 94 destes positivados. “Precisamos agir com rapidez e combater a proliferação do Aedes. Estamos intensificando as ações de conscientização e já temos um plano de contingência pronto”, afirma Beatriz.

Nesta segunda-feira, ocorreu a segunda reunião do Comitê, na sede da Vigilância. Segundo Beatriz, o mosquito transmissor tem um período de vida que varia de 30 a 45 dias, e a distância que o mosquito consegue voar é de até 300 metros. “É preciso que as pessoas abram suas portas para as equipes que estão monitorando. Todos precisam colaborar, evitando acumular objetos, pneus e qualquer situação que gere água parada. É uma situação séria, precisamos do apoio de todos”, reforça a chefe do setor.

O prefeito Gustavo Zanatta participou da reunião e reforçou que tudo que estiver ao alcance do poder público será feito para evitar a proliferação do mosquito. “Este Comitê é uma bela iniciativa, e apoiaremos todas as ações para enfrentar a dengue”, ressaltou Zanatta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895