Vigilância em Saúde de São Borja alerta para a importância do descarte correto de pneus inservíveis e o risco de focos do Aedes aegypti

Vigilância em Saúde de São Borja alerta para a importância do descarte correto de pneus inservíveis e o risco de focos do Aedes aegypti

O volume de focos de larvas do mosquito elevam a atenção em São Borja

Fred Marcovici

O número de focos do Aedes aegypti acendeu o alerta na Vigilância em Saúde de São Borja

publicidade

A Vigilância em Saúde de São Borja, que reúne 17 agentes de combate a endemias, além do apoio de 110 agentes comunitários de saúde que integram a rede de atenção básica de saúde, está redobrando o empenho voltado ao combate a proliferação do Aedes aegypti.

O mosquito é o transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

No município, até o momento, foram identificados 1813 focos do vetor, e a realidade apontada pelos índices demanda uma ação imediata e conscientização da população para evitar o aumento das estatísticas, alertam as autoridades.

Conforme a responsável técnica, veterinária Janaina Leivas, houve em 2023 a detecção de 18 casos positivos de dengue e 2 de chikungunya no município – sem óbitos.

Para a iniciativa de conscientização, o descarte apropriado de pneus é essencial, sendo que eles servem como criadouros de focos e consequente proliferação do mosquito.

Desta forma, a Vigilância em Saúde estabeleceu parceria com pelo menos 35 borracharias da cidade, disponibilizando o Ecoponto de Pneus, localizado nos fundos do antigo Hospital São Francisco, com o funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

A Secretaria de Saúde ressalta que esta é uma oportunidade para que todas as borracharias e as empresas que trabalham na comercialização de pneus, realizem o descarte consciente e responsável, contribuindo diretamente para a redução dos focos do mosquito transmissor de doenças que agravam o quadro de saúde da população.

Em Uruguaiana, também na Fronteira-Oeste, segundo o secretário de Saúde, Diego Cantori, houve o registro de 33 casos confirmados da doença em 2023.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895