Vigilância Sanitária confirma primeira infecção pelo zika vírus este ano em Santa Cruz do Sul

Vigilância Sanitária confirma primeira infecção pelo zika vírus este ano em Santa Cruz do Sul

Paciente é um morador do distrito de Rio Pardinho

Otto Tesche

publicidade

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul confirmou a primeira infecção pelo vírus zika no município este ano. O paciente é um morador do distrito de Rio Pardinho, que não viajou. O fiscal da Vigilância Sanitária e coordenador do setor de endemias, Rudiberto Berlt, informou que a equipe iniciou o trabalho para garantir que não ocorram novas transmissões da doença.

O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também responsável pela dengue e a febre chikungunya. Os sintomas mais comuns da infecção pelo vírus zika são febre baixa e erupção cutânea (exantema). Mas a doença também pode causar dores no corpo, conjuntivite e sensação de cansaço.

Outra preocupação do setor de endemias se relaciona aos casos de dengue. Em todo o 2020 houve quatro registros, enquanto em 2021 já são três casos confirmados. Os que contraíram a doença são moradores do Centro e bairros Ana Nery e Arroio Grande. Um deles está internado no hospital. Os outros, incluindo o de zika em Rio Pardinho, estão em tratamento domiciliar.

Por causa da Covid-19, os agentes que realizam o trabalho de prevenção não estão entrando nas casas, mas realizam vistoria nos pátios. Além disso, eles repassam orientações para que as pessoas tomem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes aegypti.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895