Violência psicológica é foco de campanha "Quebrando o Silêncio" em Uruguaiana

Violência psicológica é foco de campanha "Quebrando o Silêncio" em Uruguaiana

Programa fala sobre a importância de reconhecer sinais e encontrar a saída para relacionamentos abusivos

Fred Marcovici

Campanha tem como objetivo conscientizar sobre violência psicológica

publicidade

A campanha “Quebrando o Silêncio” de prevenção ao abuso e à violência doméstica foi destaque na Câmara de Uruguaiana. O programa instituído na cidade por iniciativa legislativa, foi detalhado no espaço da tribuna livre pelo pastor Fabiano Rodrigues de Jesus. Neste ano, o tema é voltado à conscientização sobre violência psicológica.

A importância de reconhecer sinais e encontrar a saída para relacionamentos abusivos emocionalmente foram frisados, como humilhar, ameaçar abandonar o relacionamento, depreciar o corpo ou características, distorcer palavras, tirar a privacidade e invalidar sentimentos. Durante a manifestação, foi considerado o espaço on-line como ambiente propício da violência psicológica, com foco na necessidade de educar e conscientizar sobre o poder da microinfluência.

Fabiano exemplificou que uma pessoa com milhões de seguidores tem um alcance gigante. Porém, alguém com 200 seguidores, grupo formado apenas por familiares e colegas de trabalho, reposta mentira, conteúdo racista ou discriminatório contra minorias, está “microinfluenciando” a rede. “É impossível tirarmos os jovens da internet nessa geração, pois o mundo “gira em torno” dela. Por isso, temos uma frase que responde bem essa questão: Não adianta proibir, o que funciona é educar”, afirmou. 

O trabalho teve desenvolvimento no final de semana na Praça Barão do Rio Branco. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895