Volume do Guaíba apresenta nova queda e chega a 35 centímetros

Volume do Guaíba apresenta nova queda e chega a 35 centímetros

Marca é doze centímetros inferior aos índices normais para a média histórica de janeiro

Christian Bueller

Às margens da orla é possível identificar a redução no nível

publicidade

O nível do Guaíba registrou nova queda na manhã deste sábado. Segundo o portal da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o volume do manancial chegou a 35 centímetros, na régua do Cais Mauá, no Centro Histórico, depois de marcar 43 no dia anterior. A marca é doze centímetros inferior aos 47 normais para a média histórica de janeiro, de acordo com dados da MetSul Meteorologia.

Desde que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recomendou, na última sexta-feira, que a população faça o consumo consciente da água por conta das chuvas escassas e baixo nível dos rios, o nível do Guaíba virou ponto de atenção. Quem transita nas proximidades das margens da orla consegue visualizar pedras e galhos de árvores que normalmente ficariam submersas se as águas não estivessem rasas. Na praia de Ipanema, na zona sul, a redução do nível escancarou o lixo, jogado pela população, e trazido à tona pelas pequenas ondas que ainda resistem na região.

O Dmae informou que, seguindo este cenário, pode haver dificuldade na captação, principalmente no ponto do bairro Belém Novo, também na zona sul da Capital. Assim como ocorre no Extremo Sul da cidade, a capacidade de produção atingiu o limite, segundo o órgão, que monitora o Guaíba diariamente. O baixo nível do lago, eventuais alterações de vento, consumo elevado e temperatura podem ocasionar falta de água por períodos mais longos, alerta o Dmae.

Segundo a MetSul Meteorologia, a virada de ano no RS será de clima seco e altas temperaturas e umidade abaixo do comum. A manhã de sábado registrou 31 graus no final da manhã, mas até domingo, dia 1º, índices podem alcançar até 37 graus em algumas cidades da região metropolitana.

Veja dicas do Dmae para um consumo mais consciente da água:

- Use balde e pano para limpar o carro

- Não demore no banho. O chuveiro gasta 4 litros de água por minuto!

- Vai lavar a calçada? Esqueça a mangueira e utilize balde e vassoura.

- Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque.

- Evite trocar a água da piscina todos os dias e cubra quando ela não estiver sendo usada.

- Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba ou escovar os dentes.

- Conserte eventuais vazamentos. Um buraco de 2 mm em um cano desperdiça 3.200 litros de água por segundo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895