Voluntários participam do mutirão de limpeza CleanUp na Orla do Guaíba

Voluntários participam do mutirão de limpeza CleanUp na Orla do Guaíba

Ação, realizada pela primeira vez no Sul do Brasil, foi uma parceria do Recicla Guaíba, da GAM3 Parks, com o Movimento Plástico Transforma

Rodrigo Thiel

Voluntários recolheram 46 quilos de lixo descartados incorretamente no Trecho 1 da Orla do Guaíba

publicidade

Realizado pela primeira vez no Sul do Brasil, o mutirão de limpeza CleanUp recolheu 46 quilos de lixo que havia sido descartados irregularmente na Orla do Guaíba. Destes, 15 quilos foram encaminhados para reciclagem e outros 31 quilos são de materiais não recicláveis A ação foi uma parceria do projeto Recicla Guaíba, da GAM3 Parks com a startup Polen, com o Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa da Braskem e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). Ao todo, foram 60 voluntários trabalhando na coleta do lixo na tarde desta sexta-feira.

Simoni Carvalho, que faz parte do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, conta que a ação surgiu da necessidade de levar a informação correta com relação ao consumo e ao descarte de resíduos, principalmente do plástico. “A conscientização de crianças e adolescentes é importante, pois são eles que vão levar isso para a comunidade em que eles moram, conscientizando também adultos, sua família, sobre o consumo consciente e o descarte. Quando a gente descarta corretamente, esse produto vai ser triado, reciclado e transformado em um novo produto. E o ciclo se repede, é o ciclo da economia circular”, destaca. 

Para realizar a coleta dos resíduos, os voluntários – em sua maioria crianças e adolescentes – receberam kits com bonés, camisetas e luvas. Uma das equipes que atuou na ação foi a da Aldeia da Fraternidade. De acordo com o coordenador de trabalho educativo da entidade, Pablo Dutra, foram 12 voluntários ajudando no mutirão. “Viemos para mostrar a importância de trabalhar com os jovens a necessidade de cuidar da limpeza, do patrimônio público e da destinação correta do lixo”.

Moradora de São Paulo, Simoni ainda deixou uma mensagem para a comunidade de Porto Alegre cuidar da Orla do Guaíba. “É um espaço lindo. Vocês têm um patrimônio maravilhoso para cuidar. Numa na orla tão linda, tão maravilhosa, que não deveria ter resíduos. É preciso descartar corretamente os seus resíduos e trabalhar em conjunto para manter este espaço”, completa a organizadora. A ação ainda foi acompanhada pela empresa Arco, que atua na gestão de resíduos e economia circular de Porto Alegre, realizando a gestão de mais de 170 estabelecimentos e também da Orla do Guaíba, junto à GAM3 Parks, concessionária que administra o Trecho 1.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895