Zona Rural de Santo Expedito do Sul está isolada devido a cheia dos rios

Zona Rural de Santo Expedito do Sul está isolada devido a cheia dos rios

A defesa civil segue monitorando a situação. Até as 10h desta quinta-feira, não havia registro de desabrigados ou desalojados

Angélica Silveira

Cheia dos rios isolaram os moradores da zona rural

publicidade

Santo Expedito do Sul, na região nordeste do Estado ,próximo à divisa com Santa Catarina, está sentido as consequências das chuvas dos últimos dias. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Diego Júnior da Silva Klin, os rios Landava (Forquilha) e Telhado estão fora do leito. “No início da manhã estava em torno de cinco metros, por volta das 10h já chegavam a oito”, observa.

Ele confirma que a situação segue sendo monitorada. O município possui 2249 habitantes e 60% vive na zona rural e está isolado com as cheias dos rios. “Em torno de mil pessoas não conseguem acesso a área urbana e nem aos municípios que fazem divisa com Santo Expedito do Sul, como São José do Ouro e Cacique Doble”, confirma.

Nas últimas 48 horas choveu 240 milímetros na cidade. Destes, entre 190 e 210 milímetros ocorreram entre às 22h de quarta-feira e às 10h desta quinta-feira. “Pelo que tínhamos prognóstico em dezembro, neste mês não teríamos chuva em excesso, mas o El Niño é o El Niño”, comenta.

Klin confirma que até às 11h desta quinta-feira a defesa civil não recebeu nenhum pedido de ajuda. “Caso seja alguém precise ser retirado há um efetivo de 10 bombeiros, além do pessoal da Secretaria Municipal de Obras, que junto com a Defesa Civil conseguirá ajudar a população”, garante.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895