O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ganhou um novo símbolo da forte conexão entre Brasil e Alemanha. Em cerimônia realizada na tarde de quinta-feira (30), o presidente da Câmara Brasil-Alemanha (AHKRS), Cleomar Prunzel, descerrou uma placa comemorativa, que celebra os 70 anos da instituição e os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
A placa foi fixada próxima ao check-in doméstico e à exposição “Além das Águas”, no segundo piso do novo terminal. O texto gravado na homenagem é: “AHKRS 70 anos – 1955 – 2025. Legado que inspira, futuro que nos move. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha celebra seus 70 anos de atuação no Rio Grande do Sul, e registra os 200 anos de história da imigração alemã no Brasil (1824-2024)”.
Prunzel, destacou, na solenidade, a relevância do momento para a Câmara. “Para nós é um dia muito especial. A gente está fixando dois momentos históricos muito significativos para a Câmara, que são os 70 anos que vão ficar para a história, fixados no aeroporto, e também a relação com a Fraport (concessionária que administra o aeroporto), que é uma parceria desde que chegou aqui no Rio Grande do Sul”, afirmou.
- Lançado programa que irá ampliar participação de startups no mercado
- Comércio gaúcho deve abrir até 8 mil vagas temporárias neste final de ano, estima FCCS-RS
- Caged: Brasil criou 213.002 novas vagas de emprego em setembro
O presidente da AHKRS também resumiu o papel da entidade e do próprio aeroporto na construção de laços. “Assim como a Fraport, o nosso papel é construir pontes e aproximar o Brasil e a Alemanha. E eu poderia resumir tudo isso numa palavra que, para mim, é muito importante, que é a colaboração que existe entre os dois países”, disse Prunzel.
A homenagem também faz alusão aos 200 anos da imigração alemã, que teve seu início em São Leopoldo, em 1824. Prunzel ressaltou o impacto desse movimento. “Essa imigração, que ocorreu principalmente nos estados do Sul, foi um fator que contribuiu bastante com o desenvolvimento do nosso Estado através da cultura, das comidas, mas, principalmente, do desenvolvimento econômico”, completou.
Presente na cerimônia, a CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, enfatizou o aeroporto como um símbolo de conexão e destacou a parceria com a AHKRS. “Desde que nós chegamos aqui em 2018, passamos a fazer parte da Câmara Brasileira-Alemanha. E é claro que para nós, como empresa alemã, é importante ter o contato com a economia alemã. Por outro lado, formamos uma empresa brasileira e estamos combinando essas duas culturas”, concluiu.