Comércio da Capital tem 26% de queda média em vendas durante a Copa

Comércio da Capital tem 26% de queda média em vendas durante a Copa

Levantamento aponta que 84% dos entrevistados tiveram diminuição das vendas

Correio do Povo

publicidade

Apesar do saldo positivo nos segmentos de gastronomia e turismo, o comércio de Porto Alegre teve queda média de 26% das vendas em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, em relação ao mesmo período de 2013. O levantamento final realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, com dados coletados após as partidas da Seleção Brasileira e de jogos realizados na Capital pela Copa do Mundo, mostra que para 84% dos lojistas as vendas diminuíram.

A queda é inferior à registrada revelada nas pesquisas anteriores dos dias 17 de junho, com média de 35%, e do dia 26, com média de 31%.

Nos dias de jogos em Porto Alegre, 73% dos lojistas entrevistados registraram queda média de 20%, também na comparação com o mesmo período do ano passado. Uma dos motivos do decréscimo foi o fechamento dos estabelecimentos nos dias de jogos da seleção e na Capital. A maioria encerrou as atividades entre 30 minutos e uma hora antes de cada partida. Após os jogos, 68% reabriram as lojas.

"Com as lojas fechadas é impossível não haver um impacto negativo nas vendas", afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse. "Mesmo com esses resultados, sabemos que o dinheiro gasto por turistas em outros estabelecimentos, como bares e restaurantes, tem como destino final o comércio, por isso acreditamos que o fluxo de recursos da Copa do Mundo na Capital ainda pode beneficiar positivamente o setor", acrescenta Kruse.

Segundo o levantamento, em apenas 37% das lojas entrevistas ocorreram atendimento a turistas. Do total, argentinos representaram 20%, holandeses 7%, australianos 6% e franceses 6%. Foram citados também o atendimento a uruguaios, hondurenhos, nigerianos, argelinos, chineses, norte-americanos, chilenos, ingleses, indianos, coreanos, senegaleses e equatorianos, mas com índices menores.

Os segmentos consultados pelo Sindilojas foram vestuário, bijuterias e acessórios, bazar, utilidades, cama, mesa e banho, calçados, artigos esportivos e couro, eletroeletrônicos e informática, joalheria e relojoaria, material de construção, perfumaria e cosméticos, papelaria e brinquedos.

Bookmark and Share

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895