Nath Finanças faz parceria com empresa gaúcha para ampliar dicas sobre orçamento

Nath Finanças faz parceria com empresa gaúcha para ampliar dicas sobre orçamento

Influenciadora tem grande atuação nas redes sociais com foco na educação financeira

Simone Schmidt

Nathália Rodrigues (Nath Finanças), orientadora financeira e influencer

publicidade

No universo da Internet ela é a “Nath Finanças”. Especialista em educação financeira e em dicas para quem precisa tocar a vida com uma renda baixa, a administradora e empresária Nathália Rodrigues tem mais de 600 mil seguidores em cada uma de suas páginas do Instagram e do X, o antigo Twitter, além de vídeos no YouTube e conteúdos em outras redes.

Mais do que dar orientações sobre como gerenciar ganho mensal e despesas para quem vive, por exemplo, com um ou dois salários mínimos, Nathália também ensina sobre investimento em seus posts e oferece cursos na plataforma Nath Play, agora sendo modernizada pela gaúcha On2, empresa digital instalada no Parque Tecnológico Unitec em Porto Alegre.

Aos 25 anos, Nathália é reconhecida internacionalmente como uma das 50 maiores líderes do mundo pela revista norte-americana Fortune (2021), e por três anos seguidos, 2021, 2022 e 2023, figurou na Bloomberg Línea, que relaciona as 500 personalidades mais influentes da América Latina. Antes disso, em 2020, entrou na Brazil's Under 30 da Forbes. É autora também de “Orçamento sem falhas: saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”, publicado pela editora Intrínseca. Lançou ainda com Ziraldo o livro “O plano perfeito”, que aborda educação financeira para crianças, pela editora Melhoramentos.

No ano passado, outro destaque: Nathália foi nomeada para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do governo federal. O currículo repleto de títulos se fez em relativo pouco tempo. É de 2019 a estreia no YouTube, num tempo em que Nathália ainda vivia o corre-corre entre o estágio em uma empresa e a graduação em Administração.

A plataforma de streaming de conteúdo financeiro NathPlay, que agora recebe novidades por meio do trabalho da On2, nasceu em 2022. E é desse modo que os seguidores podem fazer cursos e descobrir mais informações que ajudam a organizar a agenda financeira. Nas redes sociais, Nathália percebe que a demanda por orientação se concentra nos seguidores na faixa etária dos 25 aos 34 anos, e é o time feminino que predomina em seu público.

“São mulheres que trabalham pela família. Tenho poucos homens que me acompanham, e então dá para arriscar dizer que as mulheres são mais organizadas financeiramente ou buscam isso com mais afinco”, avalia Nathália, que igualmente percebe um comportamento que considera machista no ambiente financeiro, já que homens, segundo ela, costumam se aconselhar com outros homens quando o assunto a discutir é dinheiro.

Veja Também

Sobre a plataforma, a conexão entre a On2 e a Nath Finanças se fez por meio de Andressa Rocha, conforme conta Jaydson Gomes, CEO da On2. Andressa era sócia dele em outra empresa, a Brasil JS, e conhecia Nathália, já que a Brasil JS é uma empresa com foco nas comunidades de tecnologia do Brasil. "Comecei a sugerir junto com o Felipe (Nascimento, outro sócio na empresa) algumas possibilidades sobre o que ela poderia fazer, transformar esse business em algo mais voltado para tecnologia mesmo. E aí veio então a ideia de criar essa plataforma que fosse de propriedade dela", recorda Jaydson.

Nathália lembra que antes de criar uma plataforma própria era mais difícil organizar cursos e outras atividades porque havia sempre dependência de outras tecnologias, externas às ações que ela planejava e divulgava em seus perfis na Internet. “Percebi que não tinha autonomia. Contratei uma empresa que já tinha tudo pronto”, observa.

Para o futuro, mais planos. Já que educação financeira e educação em geral precisam andar juntas, a influenciadora pensa em oferecer outras possibilidades para além de ensinamentos voltados a dinheiro e investimento. Aulas de Inglês deverão estar entre as opções.

O objetivo de contemplar trabalhadores e empreendedores de baixa renda segue no radar, ainda que pessoas de maior poder aquisitivo também se interessem pelo perfil. Há cursos na plataforma, por exemplo, que custam R$ 12,90 e podem ser feitos em família, o que permite ainda dividir o valor. Sobre este grupo de menores ganhos e que representa a maior parte da população brasileira, Nath faz questão de seguir atendendo. “Quero continuar sendo uma referência”, enfatiza.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895