Tebet sobre precatórios no STF: é medida fundamental para Brasil e é a tese do Planejamento

Tebet sobre precatórios no STF: é medida fundamental para Brasil e é a tese do Planejamento

Destacou que é preciso celeridade para que o governo possa encaminhar os pagamentos de precatórios ainda este ano e fez um apelo a André Mendonça

AE

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento

publicidade

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira, 28, que o avanço do julgamento sobre precatórios no Supremo Tribunal Federal (STF) é fundamental para o Brasil. Ela gostou do encaminhamento dos votos, que afastam a mudança para despesa financeira, em linha com a tese defendida pelo Ministério do Planejamento, e fez um apelo por celeridade ao ministro André Mendonça, que pediu vista no julgamento.

"Essa medida é fundamental para o Brasil, é a tese defendida pelo Planejamento, que não fosse considerada como despesa financeira, que geraria um precedente perigosíssimo para o futuro, de achar que estaríamos abrindo a porteira, o que não era, em absoluto. Mas está abrindo a possibilidade de pagar um passivo fora da meta fiscal. Esse estoque poderemos, não só neste ano, mas em 2024, 2025 e 2026, pagar esse estoque fora da meta primária, provavelmente com crédito extraordinário e com medida provisória", disse a ministra, após participar do 'Seminário Orçamento por Desempenho 2.0', promovido pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) da pasta.

Tebet destacou que é preciso celeridade para que o governo possa encaminhar os pagamentos de precatórios ainda este ano e fez um apelo a André Mendonça.

"Faço um apelo ao André Mendonça, que conheço, sei da capacidade e do trabalho dele, para que se possa aprovar e ser uma decisão definitiva do STF este ano", disse a ministra.

Ela afirmou que a aprovação em 2023 é fundamental para que a equipe capitaneada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, possa organizar o pagamento ainda em 2023, para enviar uma medida provisória criando um crédito extraordinário para o pagamento.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895