Após oito anos fechado, Instituto de Educação tem cabos de luz furtados dois meses depois de reabertura

Após oito anos fechado, Instituto de Educação tem cabos de luz furtados dois meses depois de reabertura

Instituição, que planeja festejar seus 155 de fundação neste sábado, não tem data prevista para reparar danos ocorridos na manhã desta terça-feira

Cristiano Abreu

Caixa que foi alvo de ladrões foi lacrada para evitar novos ataques; reabertura ocorrerá quando for possível realizar o conserto

publicidade

Após oito anos fechado para reformas, o Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE) está pronto para comemorar os 155 anos de fundação de volta à sua casa. No entanto, as celebrações marcadas para este sábado podem ser adiadas ou realizadas no escuro, após furto de cabos de eletricidade que alimentam o prédio histórico, localizado no coração de Porto Alegre.

O transtorno à comunidade escolar ocorre menos de dois meses após a reinauguração do prédio, em 19 de fevereiro deste ano. Como consequência, além de atrapalhar as comemorações, afeta as atividades letivas dos 1.014 alunos da instituição. As aulas foram suspensas nesta terça-feira para 350 alunos dos turnos da tarde e da noite, e até o momento não há confirmação de quando serão retomadas na normalidade.

“O problema é que sem energia, não ocorre o bombeamento de água para os reservatórios. Sem luz, até ideias manter as aulas, mas sem água fica inviável”, diz a diretora do IE, Alessandra Lemes da Rosa.

Furto de fios deixa Instituto de Educação sem energia elétrica nesta terça-feira | Foto: Mauro Schaefer

Conforme a direção do Instituto, o furto ocorreu no início da manhã, entre 6h e 7h. Assim que o problema foi percebido, a CEEE Equatorial foi acionada, e constatou que cabos externos que alimentam a rede interna do imóvel foram rompidos em uma caixa de passagem subterrânea localizada na calçada da avenida Osvaldo Aranha, sendo de responsabilidade da escola o reparo.

No início da tarde, uma equipe de eletricistas da empresa que executa as obras de recuperação do prédio do IE esteve no local. Dois cabos foram cortados e demandam substituições, o que não tem prazo para ocorrer.

Para evitar novos danos, a caixa de passagem violada nesta manhã foi lacrada. A reabertura ocorrerá somente quando os técnicos receberem os materiais necessários ao conserto.

O que diz a Secretaria de Educação do Estado

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) confirmou que as aulas dos turnos da tarde e da noite foram canceladas nesta terça-feira. Para solucionar o problema, a pasta afirma que uma equipe de engenheiros da Secretaria de Obras Públicas esteve no local e que notificou a CEEE Equatorial. Ainda de acordo com o documento, as aulas serão retomadas nesta quarta-feira (leia a íntegra abaixo).

O que diz a CEEE Equatorial

Também em nota, a CEEE Equatorial informou que prestou atendimento ao IE nesta manhã, e que os danos ocorreram na rede particular do prédio. Assim, a instituição foi orientada sobre a responsabilidade da reparação e que, até às 19h de hoje, não foi acionada para religar o prédio à rede da concessionária (leia a integra abaixo).

Aulas em períodos reduzidos, segundo direção do IE

No final da tarde, a direção do Instituto de Educação enviou mensagens em grupos de WhatsApp aos pais informando que os estudantes serão recebidos na instituição em turnos reduzidos nesta quarta-feira. A entrada ocorrerá uma hora mais tarde e a saída será uma hora mais cedo nos turnos da manhã e da tarde. Não foi confirmada aula para os estudantes do turno da noite.

Confira o comunicado do IE aos pais e responsáveis:

“Amanhã teremos períodos reduzidos na sede em função dos problemas de luz e água.”

Turno da manhã:

  • Ensino fundamental: Entrada: 8h30min / Saída: 11h
  • Ensino médio: Entrada: 8h30min / Saída: 11h30min

Turno da tarde:

  • Ensino fundamental: Entrada 13h30min / Saída: 16h

  • Ensino médio: Entrada:13h30min / Saída: 16h30min

Veja a íntegra da resposta da Seduc:

“A Seduc informa que em razão do furto de cabos, o Instituto de Educação Flores da Cunha apresenta falta parcial de energia. Nesta terça-feira, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Obras Públicas esteve no local para levantamento das necessidades para o restabelecimento da energia. A CEEE Equatorial já foi notificada. As atividades foram suspensas nos turnos da tarde e noite desta terça-feira e serão retomadas na quarta-feira.”

Confira a íntegra da resposta da CEEE Equatorial:

“De fato, houve furto de cabos da mufla particular da instituição. No momento do atendimento, a CEEE Equatorial orientou o cliente sobre a responsabilidade na manutenção. A concessionária não recebeu novo chamado da instituição, que deve informar quando fizer a correção, para que a energia seja religada.”

Veja Também




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895