Auxílio estudantil, Fies e Cotas UFSM: Confira a agenda do Ensino deste sábado

Auxílio estudantil, Fies e Cotas UFSM: Confira a agenda do Ensino deste sábado

Bolsas e benefícios estão disponíveis para estudantes

Correio do Povo

publicidade

Bolsa estudantil avança no país

O projeto de lei que prevê auxílio financeiro a estudantes por meio de poupança, para estimular a permanência na escola, foi aprovado, dia 12/12, pela Câmara dos Deputados. Agora, a proposta será enviada ao Senado. O programa é voltado a alunos de baixa renda, matriculados no Ensino Médio da rede pública e incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). A prioridade será para quem têm renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa. E o incentivo inclui alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 19 a 24 anos. Para acessar o benefício, o aluno deve: se matricular a cada ano letivo; manter frequência escolar de 80%; ser aprovado de ano letivo; participar do Saeb e demais avaliações; participar de Enem e/ou Encceja (na modalidade EJA). Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), o benefício proporciona permanência e apoio estudantil.

MEC divulga a Lista de Espera para o Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 13/12, a Lista de Espera da seleção para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado consta no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, até 18/12. E a lista para as vagas remanescentes é automática para quem não foi pré-selecionado na chamada única. Os convocados devem comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações.

UFSM oferece cotas e chances a medalhistas

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inscreve, até 22/12, ao vestibular. São 1.832 vagas para ingresso em 2024. O edital já inclui as mudanças federais na Lei de Cotas, sancionadas em novembro de 2023. Na inscrição, o candidato poderá escolher entre 8 tipos de cotas, além da ampla concorrência. E há vagas suplementares a candidatos medalhistas em competições de conhecimento; e a candidatos com 60 anos ou mais.

Veja Também




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895