Bulhões toma posse como novo reitor da Ufrgs

Bulhões toma posse como novo reitor da Ufrgs

Reitor deverá visitar todas as unidades acadêmicas da universidade nos primeiros dias de agenda

Correio do Povo

Reitor deverá visitar todas as unidades acadêmicas da universidade nos primeiros dias de agenda

publicidade

O professor Carlos André Bulhões foi empossado no cargo de reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para o período de 2020 a 2024 nesta segunda-feira. Entre as primeiras providências estão os atos normativos necessários para que a Universidade siga suas rotinas de forma tranquila, com toda a responsabilidade e excelência que caracterizam a instituição. O termo de posse da nova vice-reitora, professora Patricia Pranke, será efetivado no dia 29 de setembro, conforme orientação do Ministério da Educação.

Segundo o Reitor, o início dos trabalhos da nova gestão será marcado por muito diálogo e algumas modificações estratégicas na estrutura organizacional. Com o objetivo de reafirmar a excelência do serviço público prestado pela universidade, a modernização estará focada na formação dos estudantes, na produção de conhecimento e na integração com a sociedade.

As Pró-Reitorias e a chefia de Gabinete, com seus respectivos titulares, foram estruturadas da seguinte forma:

• Pró-Reitoria de Ensino (Graduação e Pós-Graduação): Cíntia Inês Boll

• Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: José Antônio Poli de Figueiredo

• Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas: Ludymilla Schulz Barroso

• Pró-Reitoria de Administração e Gestão de Pessoas: Maurício Viegas da Silva

• Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria: Luis Roberto da Silva Macedo

• Pró-Reitoria de Inovação e Assuntos Institucionais: Geraldo Pereira Jotz

• Chefia de Gabinete: Paulo Eduardo Mayorga Borges

"A soma da expertise do quadro funcional que permanece e dos novos colaboradores da Administração Central busca seguir a trajetória de excelência da Ufrgs”, apontou Bulhões. Entre os valores compartilhados com toda a equipe, segundo ele, estão o profundo respeito às pessoas, o amplo diálogo com todos os segmentos acadêmicos e respectivas entidades, bem como o comprometimento institucional.

A agenda prevista para os primeiros dias contempla visitas do reitor a todas as unidades acadêmicas, buscando pacificar o ambiente institucional através do diálogo e da escuta atenta. Na visão do novo gestor, a transparência, o diálogo sincero e a existência de um objetivo comum com relação à melhoria contínua das atividades são elementos fundamentais para conduzir a Universidade a patamares cada vez mais elevados.

Após a primeira rodada na agenda interna, serão priorizadas algumas ações administrativas e de articulação institucional fora da Universidade — tendo em vista, sobretudo, a situação financeira e os cortes previstos para a área da educação. “Para enfrentarmos as dificuldades que se apresentam no horizonte, precisaremos, mais do que nunca, resgatar o nosso propósito comum de seguir fazendo da UFRGS uma das maiores instituições de ensino superior neste país”, destacou Bulhões.

Na terça-feira, dia 22 de setembro, será dada a posse para a alta administração da Universidade, pró-reitores, vice-pró-reitores e diretores de departamentos.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895