Para preparar os estudantes para o conjunto de exigências impostas pelo vestibular, o Colégio Anchieta, em Porto Alegre, aposta em uma rotina de simulados que acompanha os alunos ao longo dos três anos do Ensino Médio, e os apoia para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares diversos, incluindo o da Universidade Federal do RS (Ufrgs).
A proposta integra projeto de qualificação contínua da aprendizagem, que combina aplicação dos conhecimentos de sala de aula com desenvolvimento de habilidades necessárias para enfrentar avaliações externas.
Os simulados seguem os modelos de Enem e Ufrgs, e acompanham a progressão dos alunos, permitindo gradual familiaridade com diferentes formatos de questões. Além disso, nos aulões de correção são discutidas estratégias de resolução, retomados conteúdos e desenvolvidas habilidades, conforme necessidades em cada série.
A análise dos resultados também envolve os professores, que recebem relatórios personalizados por turma e por aluno. “Essa avaliação nos ajuda a transformar o desempenho em informação pedagógica”, permitindo maior e melhor acompanhamento das aprendizagens, segundo a coordenadora pedagógica Maria Isabel Xavier. Além disso, a nota dos simulados é considerada e acrescida na avaliação trimestral. Mais dados neste link.