Relações Internacionais
Abertas as inscrições para o Curso de Extensão (Cext) do UFRGSMUN 2025, da Universidade Federal do RS (Ufrgs). Voltado a estudantes – de Porto Alegre e região – com interesse em Relações Internacionais, os estudos reúnem palestras e workshops com especialistas. Será ministrado em formato híbrido (presencial e on-line), entre os dias 11 e 21/8.
As inscrições para palestras avulsas devem ser feitas até uma hora antes do início de cada atividade. E o pacote completo, com acesso a todas as palestras e ao workshop, pode ser adquirido até o dia 11/8, às 17h.
Intercâmbio
Cinco jovens aprendizes do programa “Partiu Futuro Reconstrução”, em Porto Alegre e Canoas, foram selecionados para intercâmbio educativo e cultural na Espanha. Em viagem de 7 dias, para Barcelona e Valência, em outubro, o grupo vai conhecer cultura local e compartilhar experiências com jovens espanhóis. É iniciativa do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Social do RS.
Idiomas
Até 13/8, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) inscreve para cursos de Espanhol, Inglês, Libras e Português, no Campus Realeza. Gratuitos e abertos à comunidade, são ofertados pelo Centro de Ensino de Línguas.
Enem
Dias 17 e 24/8, o Colégio Unificado realizará, em Porto Alegre, o Simulão Enem. Trata-se de aplicação gratuita, que simula todos os protocolos e critérios do exame oficial. As provas serão na Atitus, no Campus Mont’Serrat (rua Dona Laura, 1.020); e as inscrições acontecem até 10/8, pelo site. São cerca de 250 vagas, exclusivamente para alunos da rede pública.
Transporte
Os alunos do Campus Santo Antônio da Patrulha, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), terão Passe Livre Estudantil, a partir de 13/8, após a confirmação de matrícula no sistema da universidade. O benefício, que já atendia estudantes residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre, agora também será disponibilizado a moradores de Osório.