Dia internacional celebra as pesquisadoras

Dia internacional celebra as pesquisadoras

Empresas como a 3M e a Turma da Mônica lembraram o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência com destaques e personagem

Correio do Povo

Data tem o objetivo de promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres na área científica

publicidade

Com objetivo de promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres na área científica, neste sábado, 11, é celebrado internacionalmente o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), comemoram o dia desde 2016 e apontam que as mulheres são cerca de um terço dos pesquisadores no mundo; e seguem lutando para conquistar espaço.

Para destacar as profissionais, a 3M, multinacional norte-americana de tecnologia diversificada, classificou as “25 Mulheres na Ciência América Latina”. Entre elas, duas gaúchas: Dominique Rubenich, de Porto Alegre, com um projeto de desenvolvimento de software; e Giana Lima, de Pelotas, por composições odontológicas poliméricas. Agora, um livro comemorativo será lançado com as pesquisas das 25 vencedoras.

Já a Turma da Mônica fez sua homenagem por meio do projeto “Donas da Rua”, com a personagem Lorrane Olivlet, a Lolivlet. Lorrane tornou-se astrônoma amadora e inscreveu-se em um projeto da Nasa, agência espacial dos EUA. Também criou o InSpace Group, onde lidera mais de cem participantes. A homenagem já está disponível.

No RS, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará uma celebração em 14 de fevereiro, às 10h30min, com o “Café Global das Mulheres da Iupac”. O evento será gratuito no Campus Capão do Leão. Inscrições até 12 de fevereiro, em: bit.ly/3lhgtDe.

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895