Enem tem aumento de 27% de inscritos confirmados, diz ministro da Educação

Enem tem aumento de 27% de inscritos confirmados, diz ministro da Educação

Camilo Santana atribuiu crescimento ao programa Pé de Meia, que oferece incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio

Estadão Conteúdo

Ministro destacou aumento no Nordeste, em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul

publicidade

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que houve um aumento de 27% de inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, em comparação com 2022. A declaração ocorreu neste domingo, 3, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"Comparado com 2022, no segundo ano do governo do presidente Lula, houve um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024", declarou. "Neste ano, com a nossa alegria, houve um aumento significativo dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio que estão fazendo a prova."

Além disso, Santana afirmou que, no ano passado, nenhum dos nove Estados do Nordeste tiveram 100% de inscrições no Enem por parte de alunos matriculados no 3º do Ensino Médio. Neste ano, segundo ele, houve 100% de inscrições em oito Estados da região.

O ministro também destacou aumentos em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul. Segundo ele, o crescimento das inscrições ocorreu por conta do programa Pé de Meia, que oferece incentivo financeiro para estudantes do Ensino Médio que são beneficiários do Castro Único, voltado à permanência na escola.

"A gente considera que isso é fruto do efeito do programa Pé de Meia, um incentivo financeiro em que o aluno que fizer a prova hoje e no próximo domingo vai receber uma parcela a mais, como estímulo", declarou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Inep nesta manhã para conferir a Sala de Monitoramento do Enem 2024, prova aplicada em 3 e 10 de novembro. A "sala de situação" verifica ocorrências na execução do exame, como o acesso à Página do Participante e o funcionamento das salas de aula.

Acompanharam Lula os ministros da Educação, Camilo Santana, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Sáude, Nísia Trindade, além do ministro-substituto da Advocacia-Geral da União (AGU) Flávio José Roman, o presidente do Inep, Manuel Palacios, e a primeira-dama, Janja da Silva.

Veja Também

A edição de 2024 do Enem tem 4,325 milhões de inscritos confirmados, dos quais 1,6 milhão são concluintes do Ensino Médio. A prova é aplicada a partir das 13h30 em 1.753 municípios, em mais de 10 mil locais de prova e aproximadamente 140 mil salas. Mais de 300 mil pessoas atuam como colaboradores na operação do Enem.

De acordo com o Inep, 60,59% dos inscritos confirmados são mulheres, e 39,41%, homens. Além disso, 2,750 milhões de inscrições são gratuitas, e 1,575 milhão são pagantes. Os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro têm os maiores números de inscrições (194.968 e 142.141, respectivamente).

A etapa deste domingo contém 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira - inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Além disso, há uma redação de 30 linhas. Já a prova da semana que vem terá 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) e 45 de Matemática.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895