Ensino

Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual terão Ensino Profissional no RS

Todas essas escolas contarão com jornada estendida e qualificação técnica

São 515 escolas e mais de 40 mil alunos atendidos, de acordo com o Governo do Estado
São 515 escolas e mais de 40 mil alunos atendidos, de acordo com o Governo do Estado Foto : Marcos Santos / USP Imagens / CP

A partir do ano letivo de 2026, as 515 escolas públicas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no RS também vão ofertar cursos de Educação Profissional. O governo do Estado informa que serão mais de 40 mil estudantes da rede estadual atendidos. Dessas escolas, serão 296, de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI); e 219 delas, de Ensino Fundamental.

A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de formação dos estudantes, unindo a jornada estendida à qualificação técnica voltada a diferentes áreas do conhecimento e a demandas do mercado de trabalho.

Entre os cursos Técnicos que devem ser ofertados pelas escolas em 2026 estão: Eventos, Produção de Moda, Planejamento e Controle de Produção, Marketing, Administração, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet, Agroindústria, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Agronegócio, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Química.

Suepro

A Superintendência de Educação Profissional, da Secretaria Estadual da Educação (Suepro/Seduc), considera a que a oferta integrada – de EMTI com Educação Profissional – fortalece o protagonismo juvenil e contribui para a permanência dos estudantes na escola, ampliando as perspectivas dos jovens de inserção no mundo do trabalho.

Raquel Padilha, superintendente adjunta da Suepro, argumenta que a combinação entre as modalidades é importante. “Quando as premissas do Ensino Médio em Tempo Integral conseguem se articular à Educação Profissional, as chances de sucesso no mundo do trabalho se multiplicam: a evasão escolar diminui; e os alunos desenvolvem conhecimentos técnicos e habilidades específicas do curso escolhido.” Ainda destaca que, ao final do Ensino Médio, estes alunos obtêm certificação técnica, “saindo da escola pública com uma profissão”.

Veja Também