A etapa nacional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) teve início nesta semana (6/10). O evento, que acontece em Luziânia (GO), tem como tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática” e é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A atividade é parte da agenda preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).
Com o objetivo de ampliar o protagonismo infantil e juvenil na construção de sociedades mais sustentáveis, a 6ª CNIJMA conta com a presença de mais de 800 participantes, entre estudantes, professores e representantes. A programação envolve atividades formativas, rodas de conversa, apresentações culturais e a Feira de Projetos, e segue até sexta-feira (10/10).
O evento, que acontece desde 2003, mobilizou 8.732 escolas em 2025, reunindo turmas do 6º ao 9º ano. Ao final dos cinco dias, o material produzido a partir das propostas e reflexões apresentadas contribuirão para o fortalecimento das políticas educacionais e ambientais em todo o território nacional.
Representação gaúcha
Nesta edição, 19 estudantes de 19 escolas diferentes da rede pública gaúcha (municipais e estadual) representam o Rio Grande do Sul na etapa nacional do CNIJMA. Os jovens, de 11 a 14 anos, foram escolhidos durante a etapa estadual da Conferência, que reuniu 80 projetos em agosto deste ano, em Porto Alegre.
Dentre as unidades da rede de ensino gaúcha, estão instituições quilombolas, indígenas e rurais, representando diferentes territórios, povos e contextos do Estado. Cinco professores compõem a delegação. Mais informes sobre a representação do RS no evento estão disponíveis neste link.