Ensino

Inscrições para vestibular de cursos tecnólogos da ESPM seguem até o final de outubro

Início das aulas está previsto para fevereiro de 2026; programa oferecerá 90% das vagas para bolsas

Fábio Pesavento, coordenador de cursos tecnólogos da ESPM de Porto Alegre em visita ao Correio do Povo
Fábio Pesavento, coordenador de cursos tecnólogos da ESPM de Porto Alegre em visita ao Correio do Povo Foto : Fabiano do Amaral

A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) segue com inscrições abertas para vestibular dos quatro novos cursos tecnólogos, com início de aulas previsto para fevereiro de 2026. O prazo para a inscrição na prova dos cursos Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e Logística encerra no próximo dia 31 de outubro. O novo programa da ESPM oferecerá 90% das vagas para bolsas integrais ou parciais.

De acordo com o coordenador de cursos tecnólogos da ESPM de Porto Alegre, Fábio Pesavento, serão 400 vagas ofertadas (100 para cada curso). As bolsas serão destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (bolsa integral) e para quem possui renda de até três salários mínimos (bolsas parciais de 50%). Os cursos presenciais terão duração de dois anos, e já receberam aprovação do Ministério da Educação (MEC).

Veja Também

O processo seletivo, que poderá ser feito por vestibular com redação online ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os cursos, que acontecem no período da manhã e noite, terão duração de dois anos e, no final de cada semestre, os alunos receberão uma certificação profissional intermediária. Além de Porto Alegre, a unidade da ESPM do Rio de Janeiro também oferece cursos em modalidade semelhante e a unidade de São Paulo também está em processe de implantação.

Em visita ao Correio do Povo, Pesavento reforçou que a implantação do novo tipo de formação ocorre a partir de demandas do mercado de trabalho, com foco na aplicação dos conhecimentos práticos. Além disso, ele afirmou que os quatro novos cursos terão a essência da ESPM. “Os cursos tecnólogos têm essa perspectiva de realizar a formação de qualidade em um tempo menor, com caráter mais prático e voltado ao que mercado está buscando no dia a dia, com conteúdos como marketing, inovação e empreendedorismo”, concluiu.