MEC investe em Núcleos de Inovação Tecnológica
Programa Acelera NIT Brasil prevê a seleção de 20 Núcleos no Brasil, para apoio em trilhas de aceleração, consultorias e aporte financeiro

publicidade
Num primeiro ciclo de propostas, o Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), a chamada pública para o Programa Acelera NIT Brasil. Assim, serão 20 NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) selecionados, num investimento que, conforme o ministério, será de R$ 3,76 milhões.
O início das inscrições e a publicação do edital de chamamento estão previstas para a mesma data, no dia 9/6. De acordo com o portal do MEC, serão selecionadas iniciativas que estejam “alinhadas a temas estratégicos nacionais, como: bioeconomia, economia de impacto, transformação digital, transição energética, entre outros”. O prazo nacional para inscrever os NITs vai se encerrar no dia 27/6.
O Acelera NIT Brasil está estruturado em quatro eixos estratégicos, que orientam as trilhas de formação e o suporte oferecido. São eles: “Gestão e Governança dos NITs”; “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”; “Empreendedorismo e Inovação Aberta”; e “Instrumentos Legais e Fomento à Inovação”.
Veja Também
- Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul debate desafios e investimentos em capacitação de jovens na área
- Inscrições para Senac Saúde, CIDEAD e documentário sobre enchentes disponível
A iniciativa busca profissionalizar, estruturar os núcleos e estimular o papel das universidades no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). E os NITs selecionados terão apoio do MEC em trilhas de aceleração, consultorias no formato concierge e aporte financeiro.
O Programa Acelera NIT objetiva o fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das universidades federais do país por meio de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo profissionalização e estruturação dos NITs, e ampliando seu impacto no SNCTI. Para mais informes sobre o Programa Acelera NIT Brasil, acessar o link: gov.br/ mec/pt-br/acelera-nit-brasil.