TI
A universidade PUCRS, em Porto Alegre, inscreve candidatos, até o dia 22/5, para nova edição do Projeto Grace. A iniciativa, em parceria com a Softex, oferece bolsas integrais de graduação para cursos presenciais na área de TI da Escola Politécnica. Serão 6 bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de auxílio financeiro mensal. Acesso a mais informes e edital neste link. E envio da documentação: grace@pucrs.br.
Educação Profissional
Abertas as inscrições, até 31/5, para a Mostra da Educação Profissional (MEP) 2026, com foco em inovação e empregabilidade. “Pessoas no Centro da Inovação” é o tema deste ano, que incentiva alunos a apresentar projetos de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Na ação, promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), alunos podem participar individualmente ou em duplas, acompanhados por um professor orientador. Conferir detalhes através deste link.
Inteligência Artificial
A 3ª edição de “Diálogos do Porto da Educação” acontecerá dia 18/5. O evento, promovido pela Secretaria de Educação de Porto Alegre (Smed), terá participação da professora Rosa Maria Vicari, da Ufrgs. A atividade vai abordar temas relacionados à inteligência artificial e sobre personalização da aprendizagem. Será no auditório da Smed (rua Riachuelo, 125) às 18h30min. Gratuito, aberto ao público e oferece certificação. Inscrições podem ser feitas neste link. Dados através deste site.
Interação UPF
Estão abertas as inscrições para o Interação UPF, evento que serve como principal porta de entrada para estudantes do ensino médio conhecerem de perto a Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento será realizado no Campus I da UPF, em Passo Fundo, nos dias 24 e 25 de setembro de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.