Ufrgs estende suspensão de atividades presenciais até 30 de setembro

Ufrgs estende suspensão de atividades presenciais até 30 de setembro

Universidade iniciou retorno às aulas, de forma remota, no dia 19 de agosto

Correio do Povo

Caso necessário, prazo de suspensão pode ser postergado novamente

publicidade

Seguindo orientação do comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da Covid-19 no âmbito da Ufrgs, o Gabinete da Reitoria divulgou uma nova portaria de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais por mais um mês. O novo prazo, até 30 de setembro, mantém o atendimento de demandas de forma online e o ensino remoto para a graduação já iniciado no último dia 19

De acordo com a necessidade, o prazo de suspensão pode ser postergado novamente. E a retomada das atividades presenciais, quando for definida, será comunicada à comunidade universitária com antecedência mínima de 15 dias, por meio de portaria emitida pela Reitoria.

Modelo de retomada

O Gabinete da Reitoria também divulga o documento “Modelo de Retorno às Atividades Presenciais”, com orientações organizadas por Grupo de Trabalho responsável pela preparação dos condicionantes interno e externos e dos protocolos de prevenção, com vista à proposição de modelos para a volta de atividades presencias na Ufrgs quando for possível.

O documento final apresentado considera o modelo de Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul e a aplicação das premissas e dos protocolos globais na Universidade. A Universidade está localizada nas regiões de Saúde 9/10 (cidade de referência: Porto Alegre) e 4/5 (cidade de referência: Capão da Canoa). Desse modo, os indicativos de bandeiras preta, vermelha, laranja e amarela serão utilizados nos diversos espaços. O material também estabelece os protocolos de prevenção como: máscara, medição de temperatura, distanciamento entre pessoas, teto de ocupação, entre outros.

O modelo de retorno prevê ainda os cuidados no atendimento ao público, no afastamento em casos suspeitos e na higienização de espaços. Protocolos para casas de estudantes, bibliotecas, transportes e elevadores também são apresentados no material elaborado pelo GT responsável pela concepção das estratégias seguras para quando for possível a retomada de atividades presenciais no âmbito da Universidade.

Ensino Remoto Emergencial

O Direto ao Ponto conversou no dia 19 de agosto – data de início do ensino remoto na Ufrgs – sobre a metodologia e os desafios do retorno às aulas com a vice-reitora da Ufrgs, Jane Tutikian, e com a coordenadora geral do DCE da Ufrgs, Ana Paula Santos.

Ouça:

 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895