Ensino

Ufrgs visita possível local para instalar Campus Serra

Comitiva verifica e avalia as instalações utilizadas pela UCS até 2024. A área tem 9,8 mil m² de área construída, em terreno de 12 hectares

Entre 1995 e 2024, o prédio abrigou cursos da UCS, recebendo até 1,5 mil alunos
Entre 1995 e 2024, o prédio abrigou cursos da UCS, recebendo até 1,5 mil alunos Foto : Divulgação / SECOM-UFRGS / CP

A implantação de um novo campus da Universidade Federal do RS (Ufrgs) está sendo avaliada, para possível instalação na Serra Gaúcha.

Neste mês (em 3/7), uma comitiva realizou visita técnica para verificar a viabilidade e as condições de infraestrutura do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O local foi utilizado pela UCS até o final de 2024. Conhecido como Cidade das Artes, localizado entre Caxias e Farroupilha, possui 9,8 mil m² de área construída, em um terreno de 12 hectares.

A equipe, liderada pelo vice-reitor Pedro Costa, reuniu 26 integrantes da Ufrgs na vistoria das dependências do Campus 8 da UCS. Além das condições estruturais do prédio, foram examinadas questões como Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, projeto arquitetônico, aspectos ambientais, demandas de pessoal de zeladoria e segurança, redes elétrica, hidráulica e de dados.

A expansão da Ufrgs é contemplada pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que prevê a criação de dez novos campi de universidades federais em regiões com baixa oferta de Ensino Superior público gratuito. A proposta, que atende histórica demanda da região, será discutida no Conselho Universitário (Consun), órgão responsável pela aprovação da criação de novos campi e cursos na Ufrgs. O trabalho de análise para a implantação é orientado pela Comissão de Assessoramento para Criação e Instalação do Campus Serra da Ufrgs, presidida pela professora Maria Beatriz Luce.

A construção é da década de 1950 e foi erguida para ser colégio de internato. O prédio, desde 2012, é tombado pelo município.

Veja Também