Univates lidera ranking de sustentabilidade no Sul

Univates lidera ranking de sustentabilidade no Sul

Pelo terceiro ano consecutivo, a universidade é premiada pelas ações positivas ao meio ambiente

Correio do Povo

Ranking avalia instituições que articulam ações para reduzir sua pegada de carbono e combater a mudança climática global

publicidade

A Universidade do Vale do Taquari (Univates), com sede em Lajeado, foi eleita a mais sustentável do Sul do Brasil. O destaque é pelo 3° ano consecutivo, no ranking GreenMetric World University de 2023, divulgado na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), no início deste mês de dezembro.

A Univates recebeu certificado da Universidade da Indonésia (UI). A análise aponta instituições mundiais que articulam ações em conjunto com a comunidade, para reduzir emissões de carbono e combater a mudança climática global. Foram analisados 39 indicadores, entre critérios de Configuração e Infraestrutura; Energia & Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Transporte; e Educação & Pesquisa. Nesta edição, a Univates conquistou 7.800 pontos, sendo que o máximo é 10 mil pontos. Assim, no ranking mundial ficou no 204° lugar.

Na última edição, a universidade obteve 252° lugar, com 7.275 pontos. Em relação às brasileiras, subiu uma posição, estando, agora, em 8°. A 1ª colocada no Brasil é a Universidade de São Paulo (USP). No total, participaram 1.183 universidades, sendo 43 brasileiras. E na região Sul, foram 12 universidades avaliadas: 6, do RS; 2, de SC; e 4, do PR. E a Univates é a 1ª colocada entre estas.

O engenheiro ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, avalia que estar no ranking é importante, pois ajuda a avaliar as ações desenvolvidas no campus. Contribui para os debates acadêmicos sobre o tema, além de tornar os campi mais verdes e promover mudança social liderada pela universidade, em relação aos objetivos de sustentabilidade.

Veja Também




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895