Uruguaiana realiza a 1ª Jornada de Formação Antirracista nas escolas municipais

Uruguaiana realiza a 1ª Jornada de Formação Antirracista nas escolas municipais

Próximos encontros ocorrem na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Argemi

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Educação de Uruguaiana iniciou, nessa terça-feira, a 1ª Jornada de Formação Antirracista das escolas municipais. A professora Mariéle da Silva está à frente da organização do evento. A abertura ocorreu no salão nobre do Palácio Barão do Rio Branco, sede da prefeitura e contou com a presença de representantes do setor da Educação, Conselho de Igualdade Racial, Câmara de Vereadores e público em geral.

Os próximos encontros ocorrem na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Argemi, dias 27 e 31 de outubro e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cecília Meireles no dia 4 de novembro. O grupo teatral Clandestinos realizou apresentação artística e, na sequência, houve explanação sobre o ensino antirracista, pautado na Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

“A educação antirracista é uma prática que envolve uma transformação nos modos de pensar, agir e, principalmente, de se relacionar. O assunto vai muito além do que exige a lei, isto é, ela reivindica não só alteração de currículos, mas principalmente uma transformação significativa dos discursos, lógicas e percepções em relação às pessoas negras”, destacou a secretária Maria Helena Bairros. 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895