Vestibular

PUCRS revela novidades para a seleção de verão

Concurso disponibiliza vagas em cursos presenciais, semipresenciais e a distância

Inscrição até 13/11; prova dia 22/11; e acolhida às famílias no dia do exame
Inscrição até 13/11; prova dia 22/11; e acolhida às famílias no dia do exame Foto : Giordano Toldo / PUCRS / CP

Quem iniciar os estudos acadêmicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2026 vai encontrar novos cursos, além das tradicionais graduações e licenciaturas. Com metodologia e estrutura acadêmica avançadas, os currículos atualizados acompanham as tendências do mundo do trabalho e as novas demandas sociais e profissionais.

O Vestibular de Verão 2026 inscreve até 13/11, pelo site. E as provas presenciais serão dia 22/11, no campus da PUCRS, a partir das 13h.

A coordenadora do vestibular e professora da Escola de Humanidades da PUCRS, Ana Wertheimer, explica que há constante revisão curricular, com atenção às novas formas de ensinar e aprender. E Diego Grando, professor que também integra a equipe organizadora da prova, acrescenta que “não é apenas uma adequação de conteúdos, mas a busca de metodologias inovadoras em espaços de aprendizagem capazes de estimular a autonomia, cidadania, colaboração e o pensamento crítico”.

Entre as novidades, está o curso de Produção Artística e Cultural, para interessados em atuar na Indústria Criativa, unindo gestão, cultura e inovação. O curso prepara profissionais para gerenciar projetos de arte, cultura e entretenimento em centros culturais, empresas, órgãos públicos e organizações sociais.

Apoio e estrutura acadêmica

Ciências Contábeis na modalidade Dual Study, que combina teoria e prática desde o início do curso, é outra novidade da PUCRS, na Capital. Os estudos envolvem 50% de formação na universidade; e 50%, em empresas parceiras, vivenciando o mercado de trabalho ao longo da graduação.

A PUCRS também atualizou currículos em cursos das áreas de Saúde, Comunicação e Humanidades. E as graduações em Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Escrita Criativa, Filosofia e Pedagogia foram revisadas a partir de pesquisas que analisam tendências do futuro do trabalho e de demandas sociais e profissionais.

Em licenciaturas, a Universidade informa o reposicionamento de todos os cursos, a partir de 2026. A atualização visa fortalecer a formação docente frente a novos desafios, como o uso da Inteligência Artificial, a sustentabilidade e a inclusão de estudantes neurodivergentes.

A pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, assinala que é reconhecida a importância dos professores na nossa formação, exigindo cursos que formem profissionais atualizados e capacitados para atuar em novos contextos sociais. Os estudantes contam ainda com o Centro de Apoio Discente, estrutura que oferece suporte em aprendizagem, educação inclusiva e apoio psicossocial. E têm oportunidades de financiamento, crédito e bolsas.

Veja Também