Com oferta variada de cursos, de modalidades de ensino e de possibilidades de ingresso, os vestibulares de verão no Estado apresentam um amplo leque de opções para os gaúchos acessarem o Ensino Superior em 2026.
As formas de seleção para integrar a vida universitária se ampliaram nos últimos anos, e quase todos os processos classificatórios aproveitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As Redações são instrumentos de avaliação mantidos na maioria dos concursos. E são oferecidas possibilidades de exames presenciais e on-line; assim como cursos desenvolvidos em diversos formatos.
O calendário de inscrições e aplicação de provas, que, em alguns casos, terminam apenas em 2026, podem ser consultados na tabela “Vestibular de Verão 2026”. E os processos seletivos continuados ou com provas agendadas estão presentes.
Primar pela qualidade deve começar no próprio vestibular, em prova de seleção com exigências do Ensino Médio, e seguir com a oferta de um Ensino Superior comprometido e conectado às demandas contemporâneas socioculturais, profissionais e de mercado, segundo enfatiza o diretor da Faccat, Delmar Backes. E outros aspectos importantes na escolha do curso e da Instituição de Ensino Superior se relacionam à estrutura acadêmica, ao quadro docente e aos currículos atualizados, bem como ao conhecimento desenvolvido com envolvimento, novidades e capazes de imprimir diferencial aos estudantes.
- UniSenac: inovação, prática e profissão conectados
- PUCRS revela novidades para a seleção de verão
- Ulbra abre a temporada 2026 com novos cursos
- ESPM possui programa de bolsas
- Faccat oferece qualidade e benefícios
- Colégio Anchieta prepara estudantes
- Prova presencial do Vestibular Feevale será no dia 6/12
- Agenda Vestibulares 2026/1