Vestibular

Sinpro/RS realiza eleição para a direção sindical

Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS terá 2 chapas concorrentes

Em atividade sindical que assinala a primeira eleição, nos últimos 15 anos, para a direção da entidade com a disputa de duas chapas, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) promoverá, entre 28 e 30 de outubro, eleições para o comando no triênio de 2026/2028. São 21.202 docentes aptos a votar, e que poderão computar a sua escolha por meio de 222 urnas eletrônicas ou de forma on-line.

Conforme o Estatuto Social da eleição, podem votar todos os professores atuantes no ensino privado gaúcho que tenham se associado ao Sinpro/RS até 28 de julho; e que estejam com mensalidade e serviços contratados em dia junto ao Sindicato.

A eleição acontecerá das 8h desta terça-feira até as 22h de quinta-feira. E o presidente da Comissão Eleitoral é o professor Rômulo Escouto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A Chapa 1, “Experiência para avançar”, é composta por 64 integrantes e foi apresentada pelo professor Cássio Bessa, candidato a diretor de Organização Sindical do Sinpro. Como principal proposta, este colegiado busca dar continuidade ao trabalho e à luta da gestão atual pelos direitos de toda a classe docente.

Fazem parte das pautas da Chapa 1: reajuste salarial; aproximação dos valores de hora-aula entre os níveis de ensino; diminuição do excesso de trabalho nos finais de semana; qualificação dos planos de carreira; e valorização dos professores, principalmente da Educação Infantil.

A Chapa 2, “Renovação”, também é composta por 64 integrantes e foi apresentada pelo professor Felipe Merino, candidato à diretor Jurídico do Sindicato. O principal objetivo da Chapa 2 é criar serviços que ainda não foram oferecidos por meio dos recursos sindicais arrecadados.

Dentre os serviços que são propostos estão: atendimento gratuito para os associados, por psicólogos, médicos do trabalho e psiquiatras; e bolsas de estudos de pós-graduação gratuitas. Além disso, também a Chapa defende a melhoria imediata na remuneração dos professores, principalmente os da Educação Básica com salários atrasados.

A cobertura completa deste processo eleitoral do Sinpro/RS poderá ser acompanhada por meio do site.

*Sob supervisão de Maria José Vasconcelos

Veja Também