Segundo a magistrada, o acampamento do grupo não impede as atividades no local, e também não foi contatado dano ao patrimônio. Ela solicitou que um oficial de Justiça faça uma averiguação para confirmar a quantidade de estudantes e verificar as condições da ocupação.
• Alunos garantem manter ocupação na Reitoria da Ufrgs até atendimento das demandas
• Estudantes e servidores da Ufrgs bloqueiam acesso à Reitoria
• Estudantes decidem manter ocupação na reitoria da Ufrgs
• Ufrgs responde os 41 itens reivindicados pelos ocupantes da Reitoria
A Ufrgs entrou com pedido de reintegração após os estudantes rejeitarem a resposta encaminhada pela universidade à pauta com 41 reivindicações. No documento, a Reitoria informou, entre outros pontos, a intenção de providenciar melhorias na iluminação, padronização do cardápio dos Restaurantes Universitários (RUs), realização de reformas e ampliação nas Casas de Estudantes e aumento no valor das bolsas-permanência.
Os alunos, porém, dizem que as respostas foram evasivas, além de não apresentarem soluções concretas aos problemas apontados e serem encaradas como uma “tentativa de silenciamento do movimento estudantil”. O grupo pede melhorias relativas a questões como segurança, direitos estudantis (Restaurante Universitário, moradia e bolsa-permanência), além da estrutura universitária, incluindo terceirizações de cargos, transporte, bibliotecas e infraestrutura.